Município avança com Orçamento Participativo

Terça, 29 De Novembro De 2011

A Câmara da Batalha vai avançar pelo quarto ano consecutivo, com a elaboração do orçamento participativo realizando, para o efeito, uma consulta a toda a população com o intuito de auscultar as principais ideias quanto à realização do próximo Orçamento camarário e Grandes Opções do Plano para 2012.

As experiências positivas colhidas em anos anteriores, ditam que o Município da Batalha volte a auscultar a população acerca do modelo de gestão a imprimir pela Autarquia, designadamente quanto às áreas prioritárias de governação, obras e actividades a executar.

António Lucas, Presidente do Município da Batalha, explica que o orçamento participativo, “se assume como um modelo de governação que importa consolidar, assumindo-se como uma nova forma de articulação entre o poder público local e sociedade civil”.

Para o autarca, com a implementação do Orçamento Participativo “perspectiva-se um tipo de governação, de gestão e de planeamento do território mais objectivo, com a importante e necessária participação cívica e activa de todos os cidadãos”.

Registe-se que a elaboração anual do Orçamento camarário constitui o mais importante exercício de planeamento de acção do município, ainda mais, numa altura de acentuada dificuldade financeira dos municípios e das famílias.

Todos os munícipes podem, desta forma, expressar a sua opinião quanto ao orçamento municipal, preenchendo o formulário que se encontra no site do Município, no link Orçamento Participativo. Estão também disponíveis no Município da Batalha formulários impressão.