A Batalha foi palco de grandes momentos históricos, desde a presença romana até às lutas decisivas pela independência, deixando um incontornável património cultural.
Foi a vitória na Batalha de Aljubarrota, ocorrida a 14 de Agosto de 1385, que levou à construção do Mosteiro de Santa Maria da Vitória, um polo de atração que deu origem à Vila da Batalha.
O Concelho situa-se na Região Centro Litoral do país e pertence ao Distrito de Leiria. Faz fronteira com os Municípios de Leiria, Porto de Mós, Ourém e Alcanena.
A região tem inúmeros vestígios de ocupação humana dos tempos pré-históricos, como é o caso da localidade de São Sebastião de Freixo, onde existiu a povoação romana de Collipo (primitivamente um Ópido Túrdulo), considerada uma das mais importantes cidades luso-romanas da costa oeste da Península Hispânica.
Constituído por quatro freguesias que apresentam diferenças significativas quanto ao relevo e à vegetação existentes, este é um Concelho dinâmico, com uma grande importância histórica, cultural e geográfica.
Do Planalto de São Mamede aos verdejantes campos – por onde passa o Rio Lena – são muitos os motivos para nos fazer uma visita e deixar-se encantar pelas paisagens únicas que o aguardam.
“Batalha – Terra de História, Concelho de Futuro”.
"Batalha" por Luis Piçarra (1918-1999)