Recolha Indiferenciada
De acordo com o Decreto-lei nº 178/2006 de 5 de Setembro, a Câmara Municipal de Batalha é responsável pela gestão do Sistema de Resíduos Urbanos ou equiparados, que consiste no conjunto de operações de acondicionamento e transporte dos mesmos, bem como as soluções de valorização e/ou destino final.
Entende-se por resíduo urbano, o resíduo proveniente de habitações, bem como outro resíduo que, pela sua natureza ou composição, seja semelhante ao resíduo proveniente de habitações.
Deposição de resíduos indiferenciados:
- Coloque os resíduos em sacos devidamente fechados dentro dos contentores;
- Feche sempre a tampa dos contentores depois de depositar os seus resíduos para evitar maus cheiros e proliferação de moscas;
- Não deixe resíduos fora dos contentores;
- Não coloque resíduos de grandes dimensões dentro dos contentores.
Os resíduos Sólidos Urbanos no Concelho da Batalha são recolhidos pela Empresa Suma e transportados para a Estação de Transferência da Valorlis, situada na Localidade de Alcanadas. Aí os resíduos são compactados, sendo depois depositados em contentores estanques de grande capacidade e transportados até ao Aterro Sanitário de Leiria.
Recolha Selectiva
A deposição de papel/cartão, embalagens de plástico, metal e vidro com destino a valorização é realizada nos ecopontos existentes na via pública, nomeadamente, ecopontos de superfície e ecopontos enterrados (existentes apenas na Vila da Batalha).
Ecoponto amarelo: embalagens de plástico, embalagens de margarina e manteiga, garrafas de óleo e de metal e de cartão para bebidas.
Deve colocar: Garrafas, esferovite, frascos, sacos de plástico, latas, tampas, aerossóis vazios, tabuleiros de alumínio, embalagens de leite e bebidas, vinho, natas e de outros produtos alimentares.
Não deve colocar: Electrodomésticos, pilhas e baterias, embalagens de produtos tóxicos ou perigosos, sacos de plástico com restos de comida.
Atenção: Espalme e escorra as embalagens!
Ecoponto Azul: Papel e Cartão
Deve colocar: Caixas de cartão, sacos, envelopes, maços de tabaco, papel de escrita e impresso, folhetos, bilhetes, jornais, revistas e listas telefónicas.
Não deve colocar: embalagens de cartão com gordura, papel de cozinha, guardanapos e lenços de papel sujos, toalhetes e fraldas, papel autocolante e de alumínio.
Atenção: Espalme as embalagens de cartão!
Ecoponto Verde: Vidro
Deve colocar: Garrafas e Garrafões de bebidas, garrafas de azeite, boiões, e frescos de conserva e doces.
Não deve colocar: loiça de vidro, pirex, barro e cerâmica, espelhos, janelas, vidros de automóveis, ampolas e seringas, lâmpadas.
Atenção: Retire as tampas e coloque-as no ecoponto amarelo!
Os resíduos recicláveis são recolhidos pela empresa Valorlis sendo transportados para a Estação de Triagem situada em Leiria. Os resíduos são devidamente separados e reencaminhados para reciclagem.
No mapa que pode ser consultado em Geoportal – Recolha de Resíduos, encontram-se assinalados os contentores de RSU e Ecopontos existentes em todo o território concelhio.
Resíduos Especiais
Existem resíduos que pela sua natureza ou perigosidade não devem ser depositados nos contentores para lixo doméstico, devendo proceder-se do seguinte modo:
- Pilhas usadas – Depositar nos pilhões existentes nas juntas de freguesia e estabelecimentos comerciais.
- Resíduos Domésticos Volumosos - Mobílias, electrodomésticos, ou outros objectos volumosos fora de uso – Solicitar recolha gratuita através do Nº: 244 766 077. Esta solicitação destina-se à marcação do dia mais próximo possível da data de recolha, para colocação do “mono” na via pública, que deve ser deixado o mais próximo possível do equipamento de deposição que serve a área de residência em causa.
- Resíduos Verdes / Compostagem Doméstica – Pequenos resíduos verdes de jardinagem ou “restos de alimentos vegetais” podem ser aproveitados para produção de fertilizante natural. Para habitantes em moradia com jardim solicitar à Valorlis a entrega gratuita de um Compostor. Tel.: 244 575 540
- Consumíveis de Informática (tinteiros e toners de impressoras) - Entregar nos estabelecimentos comerciais ou escolas que possuem recipientes adequados, muitos deles associados a Projectos de Solidariedade Social.
- Óleos Alimentares Usados – Acondicionar em garrafas de plástico bem fechadas e depositar nos Oleões existentes no Concelho.
- Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos (REE’S) – Na compra de novos, entregar os REE’s usados. Na impossibilidade de retoma, depositar num “ponto electrão” (consultar localização no site www.amb3e.pt) ou solicitar recolha através do Nº VERDE: 800 262 333.
- Lâmpadas Fluorescentes – Na compra de novas, entregar as lâmpadas usadas.
- Medicamentos fora de Prazo, Radiografias ou Seringas – Entregar na farmácia.
- Dejectos Caninos – Utilizar qualquer simples saco de plástico para apanhar os dejectos do seu animal de estimação e depositar, fechado, num contentor de lixo ou papeleira.
Resíduos de Construção e Demolição
O regime das operações de gestão de resíduos resultantes de obras ou demolições de edifícios ou de derrocadas, designados por resíduos de construção e demolição (RCD) é estabelecido pelo Decreto-Lei n.º 46/2008, de 12 de Março.
A gestão dos RCD é da responsabilidade de todos os intervenientes no seu ciclo de vida, desde o produto original até ao resíduo produzido, na medida da respectiva intervenção no mesmo, nos termos do disposto no referido Decreto-Lei.
Em caso de impossibilidade de determinação do produtor do resíduo, a responsabilidade pela respectiva gestão recai sobre o seu detentor.
A responsabilidade das entidades referidas anteriormente extingue-se pela transmissão dos resíduos a operador licenciado de gestão de resíduos ou pela sua transferência, nos termos da lei, para as entidades responsáveis por sistemas de gestão de fluxos de resíduos.
Compostagem
O Município da Batalha, no âmbito do projecto "Compostagem Doméstica no Concelho da Batalha", promoveu acções de sensibilização sobre o tema da compostagem doméstica e distribuição de compostores, nas Escolas Básicas do 1º ciclo do Concelho durante o ano lectivo 2007/2008. Estas acções tiveram como objectivo incentivar a realização do processo da compostagem, assim como, sensibilizar os alunos e professores para a importância deste processo nas suas próprias habitações.
Foram igualmente distribuídos questionários pelas quatro freguesias, com o objectivo de avaliar os conhecimentos da população em relação ao tema da compostagem, assim como, da adesão dos munícipes ao nível da separação dos resíduos sólidos urbanos (papel/cartão, vidro, plástico e pilhas).
No desenvolvimento do mesmo projecto construiu-se um compostor de madeira que foi colocado num local estratégico (junto ao Pavilhão Multiusos), com o objectivo de aproveitar os resíduos verdes e castanhos dos espaços verdes da Vila da Batalha, assim como, os restos de resíduos verdes do Mercado Municipal.
Durante o ano de 2008 foram realizadas acções de sensibilização sobre esta temática para a população em geral nas Juntas de Freguesia da Golpilheira, Reguengo do Fetal, que culminaram com a distribuição de compostores aos munícipes interessados no projecto.
Até ao momento já foram entregues os seguintes compostores por freguesia: 141 compostores (Freguesia do Reguengo do Fetal), 88 compostores (Freguesia da Golpilheira) e 418 compostores (Freguesia da Batalha).
Caso tenha jardim e pretenda efectuar compostagem contacte o Município ou a Junta de Freguesia para solicitar um compostor gratuitamente.
GUIA DA COMPOSTAGEM – Manual de Compostagem e o Manual da Vermicompostagem
Consulte aqui o Plano Plano Municipal de Resíduos sólidos Urbanos