"É bom levar-lhes artistas mas é infinitivamente superior que eles sejam artistas..." Ángel de Castro
Os utentes das Instituições de Solidariedade Social do Concelho da Batalha, assim como o Centro Hospitalar Nossa Senhora da Conceição, contam com um programa de artes performativas, que inclui a música, o teatro e a dança, resultado de uma parceria estabelecida com a Sociedade Artística e Musical dos Pousos (SAMP), com o projecto "Novas Primaveras".
Com uma esperança de vida cada vez maior, os idosos confrontam-se ainda com a ausência de programas ocupacionais na área da cultura. Procurando responder a esta necessidade, "Novas Primaveras" oferece a oportunidade aos utentes em participar activamente nas actividades, onde a criatividade e a memória são elementos centrais.
Técnicos com formação na área e devidamente habilitados para o efeito deslocam-se semanalmente às instituições do Concelho, decorrendo aí a execução das actividades e a distribuição dos materiais pedagógicos inovadores, estimulando a criatividade e as práticas expressivas individuais e de grupo.
O Programa decorre, normalmente, entre Outubro e Junho e oferece uma Nova Primavera duas vezes por mês a cada instituição do Concelho com um tempo de duração nunca inferior a 45 minutos. O ano lectivo termina geralmente com uma sessão de encerramento, onde se promove a partilha das actividades realizadas entre as instituições e o convívio entre os utentes.