Descentralização de competências na Educação em análise

Quarta, 11 De Março De 2015

Batalha discute descentralização de competências na Educação
Tem lugar na próxima segunda-feira, 16 de março, às 21h00 no Auditório Municipal da Batalha uma conferência alusiva ao tema “Descentralização de competências na Educação: Aprofundar a autonomia e diversidade da Escola".
A sessão, aberta a todos os interessados, visa proporcionar o debate e o esclarecimento com a comunidade educativa sobre o processo de delegação de competências na área da educação, bem como aprofundar os pressupostos do projeto e os objetivos estratégicos deste projeto, designado “Aproximar Educação”.
A ação contará com as comunicações de Maria Eugénia Gamboa, do Ministério da Educação e da Ciência, Luís Nazareth, da Secretaria de Estado da Administração Local, de Luís Novais, Diretor do Agrupamento de Escolas da Batalha e de Paulo Batista Santos, Presidente da Autarquia da Batalha.
Registe-se que o programa “Aproximar Educação” visa proceder à descentralização, por via de delegação contratual de competências na área da educação e formação, dos serviços centrais do Estado para as Autarquias, num processo que prevê aprofundar a autonomia e a diversidade das unidades orgânicas dos Agrupamentos de Escolas em estreita articulação entre entidades locais.
No projeto em causa, não estão previstas quaisquer competências dos Municípios no que se refere à gestão do corpo docente, mas apenas do pessoal não docente e dos equipamentos constituintes da rede educativa municipal.
Pretende-se ainda com o contrato “Aproximar Educação” garantir uma maior participação da comunidade local na gestão do sistema educativo e do reforço da responsabilização dos atores educativos pela qualidade do serviço educativo.

Tem lugar hoje, 16 de março, às 21h00 no Auditório Municipal da Batalha uma conferência alusiva ao tema “Descentralização de competências na Educação: Aprofundar a autonomia e diversidade da Escola".

A sessão, aberta a todos os interessados, contará com a participação do Secretário de Estado do Ensino e da Administraçao Escolar, João Casanova de Almeida, e visa proporcionar o debate e o esclarecimento com a comunidade educativa sobre o processo de delegação de competências na área da educação, bem como aprofundar os pressupostos do projeto e os objetivos estratégicos deste projeto, designado “Aproximar Educação”.