Concurso de Empreendedorismo jovem na área do Turismo

Segunda, 22 De Abril De 2013

Concurso Empreender Batalha - TurismoChama-se “Empreender BATALHA - TURISMO” e é um concurso que visa estimular a capacidade de iniciativa, a criatividade e o empreendedorismo dos jovens residentes do Concelho da Batalha, com idades entre os 18 e os 34 anos e que possuam ideias de negócio inovadoras na área do Turismo. Neste desígnio nacional com que o Turismo deve ser assumido e estimulado pelas entidades públicas, o Concelho da Batalha assume particular importância no desenho do mapa turístico português e acrescenta valor à proposta do destino, que reúne, entre outros elementos diferenciadores, o clima, a história, a cultura as tradições e a hospitalidade.

 

A estas características diferenciadoras, a Batalha e a região estremenha, apresentam um legado e singularidades únicas ao nível da História portuguesa e europeia e, neste particular, do seu Património, com o Mosteiro de Santa Maria da Vitória, classificado pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade, sendo o terceiro monumento nacional mais visitado, que integra a recente criada Rede de Mosteiros Património Mundial da Humanidade.

 

A par da excelência do património construído, toda a região apresenta condições naturais que se enquandram numa visão mais ampla do Turismo contemporâneo e que, a par da qualidade do serviço e da competitividade da oferta, associa novos e renovados conteúdos e produtos turísticos assentes em conceitos como a genuinidade, o irrepetível e o autêntico. Concorrem para tal, no caso específico da Batalha, actividades e produtos como o Pedestrianismo, a Escalada e o BTT de lazer, correlacionadas directamente com a gastronomia de excelência, espaços culturais premiados como o Museu da Comunidade Concelhia da Batalha, grutas, centros de interpretação, entre outros.

 

A iniciativa, resulta, assim, do facto de o Município da Batalha considerar que o Turismo se assume como um sector prioritário para o desenvolvimento concelhio, da região e do próprio país, tornando-se importante, junto da população jovem, alavancar ideias e projectos empreendedores, capazes de resultar em empresas originais e que actuem de forma concertada no território.

O prazo de candidatura dos projetos “Empreender – Batalha – Turismo”, decorre de 4 de Março a 30 de Abril do corrente ano, podendo as candidaturas ser apresentados no Município, em nome individual ou em grupo.

 

Os projectos submetidos a concurso devem ser, obrigatoriamente, originais, e entre outros elementos, integrar um Plano de Negócios (Descrição do produto/serviços disponibilizado, mercado alvo, evolução previsional do mercado alvo, posicionamento face à concorrência, análise SWOT, factores críticos de sucesso, plano de marketing-mix do produto/serviço, descrição e estimativa do investimento necessário, estimativa do emprego a criar, previsão dos proveitos e custos).

 

O projecto ganhador receberá €2000 a integrar, em exclusivo, no capital social da empresa, bem como a cedência gratuita de um imóvel, por um período de 24 meses, capaz de permitir o arranque da empresa.

 

Ficheiro PDF Regulamento

Ficheiro PDF Ficha de Inscrição

Top