Autarquia projeta novos investimentos para 2016

Quinta, 14 De Janeiro De 2016

O Executivo Municipal da Batalha avaliou, na última reunião, alguns objetivos para o ano de 2016, projetando investimentos no valor global de 5 milhões de euros a realizar no quadro orçamental aprovado pela Assembleia Municipal.

Neste âmbito, e atendendo que a Autarquia receberá fundos comunitários, será possível concretizar alguns dos novos projetos que o Município pretende levar a efeito, designadamente, a instalação da Loja do Cidadão, a criação de um Hostel na Pia do Urso, a conclusão do Plano de Pormenor da Batalha e de São Mamede, a execução do projeto de delimitação da Área de Reabilitação Urbana (ARU) de Reguengo do Fetal, a construção do novo Centro Educativo de Reguengo do Fetal, a Requalificação da Escola Sede do Agrupamento de Escolas da Batalha e anda a construção da Casa da Juventude e do Centro de Investigadores, entre outros projetos de requalificação urbana.

Ao nível da Ação Social, realça-se a construção do Centro de Acolhimento ao Peregrino, na Freguesia de São Mamede, o prolongamento do Programa de Teleassistência de apoio a Idosos e o início da Academia Sénior. Quanto ao ordenamento do território, o documento salienta, a requalificação, entre outros, dos seguintes acessos e ruas: Rua de São Bento e Rua do Moinho, Cividade, Golpilheira (Estrada das Hortas); Rua Moita do Martinho à Portela (São Mamede), Rua Senhora do Monte (Casal do Meio, Reguengo do Fetal), Estrada Casal Novo e Rua Crespo Sul (Batalha), assim como a execução de infraestruturas complementares de realinhamento do Parque Industrial da Jardoeira.

No que se refere ao saneamento, destaca-se a execução dos projetos de redes de saneamento em parceria com a concessionária Águas do Centro Litoral (Grupo Águas de Portugal), bem como outras obras de saneamento a realizar em Faniqueira, Casal do Alho e Garruchas.

Por outro lado, foram reforçadas as medidas de controlo da execução orçamental para 2016, identificando-se, entre outras, medidas de racionalização de água e luz, em particular nos edifícios municipais e sistemas de rega, gestão da frota automóvel/maquinaria municipal, reduzindo-a, bem como a redução com a fatura de manutenções e combustíveis, readequando-a através de permutas e alienações, promovendo a utilização de energias limpas. Como regra orçamental, passa a vigorar a obrigatoriedade das propostas de investimento acima de €100.000 estarem alicerçadas num estudo de viabilidade económica.

“Tratam-se de projetos relevantes para o Município da Batalha e que muitos deles contam com apoios de fundos europeus, pelo que o ano 2016 será decisivo para a sua concretização”, refere o Presidente da Câmara Municipal.

“Iremos fazê-lo com todo o rigor orçamental e aplicando as novas regras de contenção da despesa municipal, porque queremos libertar mais meios para novos investimentos”, acrescenta Paulo Batista Santos.