Câmara Municipal da Batalha

Comunicado

Autarquia projeta novos investimentos para 2016

Quinta, 14 De Janeiro De 2016

O Executivo Municipal da Batalha avaliou, na última reunião, alguns objetivos para o ano de 2016, projetando investimentos no valor global de 5 milhões de euros a realizar no quadro orçamental aprovado pela Assembleia Municipal.

Neste âmbito, e atendendo que a Autarquia receberá fundos comunitários, será possível concretizar alguns dos novos projetos que o Município pretende levar a efeito, designadamente, a instalação da Loja do Cidadão, a criação de um Hostel na Pia do Urso, a conclusão do Plano de Pormenor da Batalha e de São Mamede, a execução do projeto de delimitação da Área de Reabilitação Urbana (ARU) de Reguengo do Fetal, a construção do novo Centro Educativo de Reguengo do Fetal, a Requalificação da Escola Sede do Agrupamento de Escolas da Batalha e anda a construção da Casa da Juventude e do Centro de Investigadores, entre outros projetos de requalificação urbana.

Ao nível da Ação Social, realça-se a construção do Centro de Acolhimento ao Peregrino, na Freguesia de São Mamede, o prolongamento do Programa de Teleassistência de apoio a Idosos e o início da Academia Sénior. Quanto ao ordenamento do território, o documento salienta, a requalificação, entre outros, dos seguintes acessos e ruas: Rua de São Bento e Rua do Moinho, Cividade, Golpilheira (Estrada das Hortas); Rua Moita do Martinho à Portela (São Mamede), Rua Senhora do Monte (Casal do Meio, Reguengo do Fetal), Estrada Casal Novo e Rua Crespo Sul (Batalha), assim como a execução de infraestruturas complementares de realinhamento do Parque Industrial da Jardoeira.

No que se refere ao saneamento, destaca-se a execução dos projetos de redes de saneamento em parceria com a concessionária Águas do Centro Litoral (Grupo Águas de Portugal), bem como outras obras de saneamento a realizar em Faniqueira, Casal do Alho e Garruchas.

Por outro lado, foram reforçadas as medidas de controlo da execução orçamental para 2016, identificando-se, entre outras, medidas de racionalização de água e luz, em particular nos edifícios municipais e sistemas de rega, gestão da frota automóvel/maquinaria municipal, reduzindo-a, bem como a redução com a fatura de manutenções e combustíveis, readequando-a através de permutas e alienações, promovendo a utilização de energias limpas. Como regra orçamental, passa a vigorar a obrigatoriedade das propostas de investimento acima de €100.000 estarem alicerçadas num estudo de viabilidade económica.

“Tratam-se de projetos relevantes para o Município da Batalha e que muitos deles contam com apoios de fundos europeus, pelo que o ano 2016 será decisivo para a sua concretização”, refere o Presidente da Câmara Municipal.

“Iremos fazê-lo com todo o rigor orçamental e aplicando as novas regras de contenção da despesa municipal, porque queremos libertar mais meios para novos investimentos”, acrescenta Paulo Batista Santos.

Esta notícia foi retirada do site da Câmara Municipal da Batalha

http://www.cm-batalha.pt