Trinta mil Euros para investir em projectos dos munícipes na Batalha

Quinta, 14 De Novembro De 2013

Com o intuito de reforçar a participação ativa dos munícipes na elaboração do Orçamento, o Município da Batalha vai inscrever trinta mil euros no Orçamento de 2014 destinados a investir em projectos/ideias propostos diretamente pelos munícipes.

A ideia foi apresentada pelo Presidente da Câmara da Batalha, Paulo Batista Santos, na Sessão “Preparar o Futuro” que decorreu ontem no Auditório Municipal e que constitui uma das iniciativas que integram o Orçamento Participativo do Município.

De acordo com o Autarca, “a utilização dos trinta mil euros em projetos propostos pelos munícipes, pretende reforçar a abertura e o sentido de participação que o Executivo municipal preconiza quanto ao modelo de governação da Autarquia da Batalha”.

A operacionalização desta ideia é simples e passa pelo envio à Câmara Municipal da Batalha de um questionário disponível na página Web do Município ou na própria Autarquia, em que os munícipes  submetem à Câmara Municipal, de forma priorizada, as suas propostas.

De todas as ideias recolhidas através dos questionários, a Autarquia escolherá os três projectos finais que serão postos, no final deste ano, à votação no site do Município, sendo que o que recolher maior número de votos online será concretizado, desde que, naturalmente, se enquadrem nas competências municipais legalmente atribuídas.

No entender de Paulo Batista Santos, “a consignação de trinta mil euros em Orçamento para 2014 demonstra bem a importância e a abertura à população de todo o Concelho que o Executivo encara com base neste modelo de governação, que pretende reforçar a ligação dos cidadãos com a governação local numa óptica de maior envolvimento entre eleitos e eleitores.”

Neste aspeto, o Autarca salienta o facto de o Município da Batalha ocupar a terceira posição do paísno que toca à transparência e à integridade, resultado de um estudo publicado recentemente realizado pela TIAC -  Transparência e Integridade, Associação Cívica e que comparou 76 diferentes indicadores das 308 autarquias dos país.