Secretário de Estado da Cultura preside às Comemorações dos 30 anos de classificação do Mosteiro

Sexta, 06 De Dezembro De 2013

Jorge Barreto Xavier, Secretário de Estado da Cultura, preside no dia 14 de Dezembro, às 15h00, no Auditório do monumento, às comemorações dos 30 anos de classificação do Mosteiro da Batalha como Património Mundial da Humanidade.


A classificação do Mosteiro como Património Mundial da Humanidade, ocorrida a 9 de Dezembro de 1983, representou e continua a representar para o monumento e para toda a região, um importante motivo de orgulho que, através da importante chancela da UNESCO, distingue e destaca o Património excecional, reconhecido mundialmente e que, no caso em concreto, se traduz pelo terceiro monumento mais visitado do país.


Símbolo de toda uma nação, no Mosteiro de Santa Maria da Vitória encontra-se a expressão máxima artística europeia que a UNESCO classificou, atendendo ao reconhecimento da originalidade do bem cultural, associado ao génio criativo da humanidade.


Na cerimónia a realizar, será apresentado publicamente o programa de comemorações conjuntas a realizar em 2013 e 2014, com destaque para diversas exposições, representações históricas de teatro, congressos internacionais e um concerto com o conceituado músico Rodrigo Leão, a ter lugar no dia 10 de Maio, entre outras realizações.


A apresentação do programa servirá ainda para o lançamento de uma nova Rota do Património monumental da UNESCO na região centro do país (Universidade de Coimbra, Mosteiros de Alcobaça e da Batalha e Convento de Cristo, em Tomar), pelo Presidente do Turismo do Centro de Portugal.
A ocasião ficará ainda marcada pela apresentação das importantes obras de requalificação efetuadas ao Largo Infante D. Henrique, Rua Nossa Senhora do Caminho e Praças Mouzinho de Albuquerque e D. João I que, configurarão a Vila da Batalha de novos e renovados espaços, com inequívocos ganhos quanto à circulação pedonal à fruição de espaços turísticos, considerados extremamente necessários.
 
O programa prosseguirá às 16h00, já na Capela do Fundador do Mosteiro, com a inauguração da  exposição intitulada “Milagre – Elogio aos Painéis de Nuno Gonçalves”, da autoria de J.Rosa G.  que consiste numa interpretação individualizada de cada um dos 6o rostos dos conhecidos e enigmáticos Painéis de São Vicente (Museu Nacional de Arte Antiga - Lisboa), uma das obras primas da pintura medieval portuguesa que têm gerado ao longo dos anos inúmeras interpretações.

Registe-se que todo o programa de comemorações associadas a esta importante efeméride resulta da conjugação de esforços e sinergias por parte da Direção-Geral do Património Cultural, da Direção do Monumento, do Município da Batalha e do Turismo do Centro de Portugal, com o apoio financeiro do Programa Mais Centro/QREN/União Europeia.

Top