Projeto da Biblioteca distinguido na 1ª edição do Prémio Boas Práticas em Bibliotecas Públicas

Terça, 14 De Abril De 2015

PLIP da Biblioteca da Batalha é um dos seis projetos distinguidos na 1ª edição do Prémio Boas Práticas em Bibliotecas Públicas
O  PLIP - Projecto de Leitura Inclusiva Partilhada, da Biblioteca Municipal José Travaços Santos, da Batalha, é um dos seis projetos destacados a nível nacional pela Direção Geral do Livro, das Bibliotecas e dos Arquivos, no âmbito da realização da 1ª edição do Prémio Boas Práticas em Bibliotecas Públicas.
O Projecto de Leitura Inclusiva Partilhada consiste na disponibilização de kits compostos por mais de uma dezena de formatos de leitura acessível (braille, língua gestual Portuguesa, teatralização, escrita simplificada, entre outros) de obras literárias. Na prática, o projeto visa possibilitar que os Kits e os formatos trabalhados possam ser disponibilizados a leitores portadores de deficiência e que sem as obras adaptadas não conseguiriam ter acesso às mesmas.  Já com mais de vinte formatos acessíveis produzidos, o Projeto de Leitura Inclusiva Partilhada da Biblioteca da Batalha é o resultado de um trabalho de equipa e transversal, que envolve docentes do Instituto Politécnico de Leiria, da Rede de Bibliotecas Escolares da Batalha, de docentes e alunos do Agrupamento de Escolas da Batalha e, naturalmente, dos autores e das autoras envolvidas.
De acordo com comunicação da Direção Geral do Livro, das Bibliotecas e dos Arquivos, o  Projeto de Leitura Inclusiva Partilhada da Biblioteca da Batalha apresenta grande potencial para poder ser replicado noutras bibliotecas públicas do país.
Para Paulo Batista Santos, Presidente da Câmara Municipal da Batalha, a distinção atribuída a este projeto, na senda de outras distinções já recebidas pela Biblioteca Municipal José Travaços Santos “evidencia o esforço e a dedicação de uma vasta equipa que vem colaborando afincadamente para a construção de novos kits e de formatos alternativos de leitura”.
Registe-se que a entrega da distinção à Biblioteca Municipal da Batalha ocorrerá no próximo dia 17 de abril, no CCB, em Lisboa, com a presença do Sectretário de Estado da Cultura.