Programa de recolha de óleos vegetais usados na Batalha

Segunda, 21 De Abril De 2008

Programa de recolha de óleos vegetais usados na BatalhaO Município da Batalha e a BioOeste assinaram um Protocolo de colaboração que visa a recolha e valorização de óleos vegetais usados no Concelho da Batalha, pretendo-se evitar que esses detritos sejam encaminhados para a rede de esgotos e, em alternativa, sejam transformados em biocombustível.
Esta medida, pretende contribuir para a implementação de uma verdadeira política ambiental como parte integrante ao desenvolvimento das populações, envolvendo diversas instituições como Escolas, Associações, Juntas de Freguesia e Escuteiros, entre outras.
O acordo assinado prevê diversas acções de sensibilização junto das populações do Concelho da Batalha e a disponibilização, pela BioOeste, de contentores para a recolha de óleos vegetais usados, estando a sua recolha a cargo de pessoal especializado.
Escolas, Associações e Juntas de Freguesia são, por agora, alguns dos locais onde é possível depositar os óleos.
Aponte-se que um litro de óleo contamina cerca de um milhão de litros de água, equivalendo ao consumo de uma pessoa adulta durante 14 anos.