Presidente da República destaca actividade do Município

Segunda, 04 De Abril De 2011

Na inauguração que efectuou ao Museu da Comunidade Concelhia da Batalha (MCCB) no passado Sábado, 2 de Abril, o Presidente da República, Professor Doutor Aníbal Cavaco Silva, defendeu que o Concelho da Batalha apresenta condições para vencer as dificuldades resultantes da conjuntura do País, porque aproveita a vantagem da proximidade para ajudar os mais desfavorecidos.

Depois de ter tomado contacto com algumas medidas desenvolvidas pelo Município na área social,  o Presidente da República felicitou a Autarquia pelo esforço que desenvolve não apenas para estimular o empreendedorismo do concelho, mas também pelo olhar que tem dirigido aos mais frágeis.

No discurso que proferiu na Sessão Solene, António Lucas, Presidente do Município, defendeu o reforço de competências e dos respectivos meios para as Autarquias, enfatizando que o papel das Câmaras Municipais deveria ser mais reconhecido, pela proximidade que registam ao Cidadão e pela capacidade e celeridade nas respostas.

Por estas razões, António Lucas disse não se justificar a injustiça dos cortes nas transferências para as Autarquias e explicou que a haver essas restrições financeiras, que se aferissem as situações onde as mesmas se justificam. Para o Edil, a injustiça sente-se com mais força quando paga o justo pelo pecador.

Aqueles que em nada contribuíram para a situação em que o País se encontra deviam ser menos penalizados do que os outros, até para que estes últimos sentissem que têm que mudar de estratégia.

Depois da Sessão Solene, o Presidente da República inaugurou oficialmente o Museu da Comunidade Concelhia da Batalha, tendo destacado o facto de este ser um Museu da Comunidade e, por conseguinte, das pessoas deste Concelho, bem como a preocupação que o equipamento regista para com a área das acessibilidades.