Pedreira da Barrosinha vai ser requalificada

Segunda, 07 De Março De 2011

O Município da Batalha, em parceria com outras autarquias da região centro, apresentou uma candidatura ao Programa Operacional Regional do Centro, tendo em vista a requalificação da Pedreira da Barrosinha, sita no lugar do Reguengo do Fetal, pertença da Autarquia.

A candidatura inserida no Documento Enquadrador do Eixo Prioritário III – Recuperação do Passivo Ambiental do Programa Operacional Temático Valorização do Território já foi aprovada.

No passado dia 2 de Março, pelas 11 horas, em Pombal, procedeu-se à consignação da empreitada entre a EDM - Empresa de Desenvolvimento Mineiro, SA, como Dono de Obra, e a empresa Irmãos Almeida Cabral, Lda., como empreiteiro, com prazo de execução de 120 dias.

Relativamente ao investimento financeiro, o FEDER financia 60% do investimento, a EDM 20% e os Municípios os outros 20%, cabendo ao Município da Batalha o montante máximo de co-financiamento de 22.415,92€.

O projecto de recuperação ambiente e integração paisagística é composto por um conjunto de acções que têm por objectivo a mitigação das alterações provocadas pela extracção de inertes, possuindo como objectivo principal, a restituição do carácter da paisagem.

No caso da pedreira da Barrosinha, a intervenção contempla a remoção a vazadouro licenciado de todo o material vegetal e lixo existente dentro da área de intervenção, bem como a decapagem da crista da frente de desmonte de forma a criar um patamar intermédio e o aterro na base desta frente de desmonte com os detritos provenientes da decapagem e materiais de empréstimo.

 

Esta modelação do terreno tem em vista a futura utilização do local de intervenção para a prática de “paintball”. Nos patamares que se propõe criar, prevê-se a instalação de vedação em madeira para protecção dos utentes e a realização de bancos no material rochoso. A proposta de vegetação para este local passa pela plantação de elementos arbóreos, arbustivos e pela hidrossementeira de arbustos e herbáceas, utilizando-se espécies autóctones e endémicas.

Top