Orçamento Participativo em discussão hoje na Golpilheira

Segunda, 15 De Setembro De 2008

Orçamento Participativo em discussão hoje na GolpilheiraA Câmara da Batalha vai avançar, pelo segundo ano consecutivo, com o orçamento participativo realizando, para o efeito, consultas a toda a população com o intuito de auscultar as principais ideias quanto à realização do próximo Orçamento camarário e Grandes Opções do Plano para 2009.
Tendo iniciado no ano transacto este procedimento de auscultação popular, António Lucas, Presidente do Município da Batalha, explica que o orçamento participativo, "assenta a sua génese na democracia participativa, assumindo-se como uma nova forma de articulação entre o poder público local e sociedade civil".
No entender do autarca, alcança-se com o princípio do orçamento participativo "um tipo de governação, gestão e planeamento do território de uma forma mais participado, com a imprescindível participação activa dos cidadãos".
Aponte-se que a elaboração anual do Orçamento camarário constitui o mais importante exercício de planeamento da acção do município, que agora é alargada a todos os munícipes.
As sessões públicas para a discussão do próximo orçamento do Município da Batalha vão decorrer nos seguintes locais e dias, sempre às 21h00:
Junta de Freguesia de São Mamede, 8 de Setembro, Segunda-Feira
Junta de Freguesia de Reguengo do Fetal, 9 de Setembro, Terça-Feira
Junta de Freguesia da Batalha, 15 de Setembro, Segunda-Feira
Centro Recreativo da Golpilheira, 16 de Setembro, Terça-Feira
A participação dos cidadãos pode ser efectuada também, Internet, na página do Município (www.cm-batalha.pt), encontrando-se disponível um questionário para recolha das opiniões, quanto às áreas de intervenção e projectos a incluir no Orçamento da Autarquia.