Música, Teatro e artes plásticas para ver na Batalha até ao final do ano

Terça, 18 De Novembro De 2008

Música, Teatro e artes plásticas para ver na Batalha até ao final do anoTrês espectáculos de teatro, um deles com a participação do actor da Batalha, Tobias Monteiro, duas exposições artísticas, três espectáculos musicais e o Fórum do Associativismo, marcam a agenda cultural do Município da Batalha em Novembro e Dezembro.
No que concerne ao Teatro, o Auditório Municipal acolhe, a 12 de Novembro, às 21h30, "Homenagem a Buster Keaton", um trabalho do actor portuense Daniel Pinto. Quatro dias depois, no mesmo local, é a vez da peça infantil "Sementinha Story", subir ao palco, um trabalho do grupo de Leiria "O Nariz".
A programação teatral encerra a 22 de Novembro, às 21h30, com a realização de "Monólogos da Marijuana", onde o actor da Batalha Tobias Monteiro contracena com João Craveiro e Paulo Duarte Ribeiro.
Do teatro para as artes plásticas, a Galeria de Exposições Mouzinho de Albuquerque acolhe em Novembro e Dezembro duas exposições de inegável interesse. A primeira , que reúne trabalhos do artista leiriense Artur Franco, apresenta até 23 de Novembro, mais de uma dezena de aguarelas da Batalha antiga, a que o pintou decidiu chamar "Outros Tempos". A segunda mostra artística, da autoria de Joaquim Ruivo, docente do ensino secundário, apresenta-nos "Anjos, Santos & Homens", uma exposição de desenhos e ilustrações tendo como ponto de partida alguns elementos estilísticos existentes no portal gótico do Mosteiro de Santa Maria da Vitória, "servidos" com textos de Paulo de Matos.
Da artes plásticas à música, o Auditório Municipal da Batalha acolhe no Sábado, dia 29 de Novembro, às 21h30, um concerto com a prestigiada "Big Band da Nazaré", banda formada em 1999 resultado da fusão de três Orquestras Ligeiras Juvenis então existente naquele município. O repertório apresentado baseia-se em standard’s de Jazz e composições para Big Bands de clássicos como Duke Ellington, Count Basie ou Dizzy Gillespie, entre outros, sob a orientação do Maestro Adelino Mota.
Na semana seguinte, desta feita na Sexta-feira, 5 de Dezembro, às 21h30, os ritmos celtas e folks vão invadir o Auditório Municipal, estando prevista a actuação do grupo "Celtas Iberos"num projecto musical da autoria do conhecido músico Nuno Flores. Recorde-se que este espectáculo, marcado para Setembro último, não se realizou devido às condições atmosféricas que se faziam sentir horas antes do início do mesmo.
A música despede-se do Auditório Municipal com a realização de um concerto lírico de Natal, que trará à Batalha uma das vozes nacionais mais interessantes do momento. Maria João Matos, acompanhada ao Piano por Marlene Fernandes, apresentarão entre outros temas, algumas das composições natalícias mais conhecidas.