Museu da Batalha organiza “almoço às escuras”

Quinta, 03 De Dezembro De 2015

Iniciativa inserida no Dia Internacional da Pessoa com Deficiência
Museu da Batalha organiza “almoço às escuras”
O Município da Batalha, através do Museu da Comunidade Concelhia, associa-se às comemorações do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência com um programa de atividades a realizar no próximo domingo, 6 de Dezembro, durante todo o dia, com destaque para a organização do “Almoço às Escuras”.
A iniciativa visa fomentar o protagonismo deste público no âmbito do acesso cultural e sensibilizar a comunidade para para os temas da acessibilidade e da inclusão, de acordo com a missão do Museu da Comunidade Concelhia da Batalha e que em 2013, recorde-se, recebeu o conceituado prémio europeu Kenneth Hudson, na Bélgica.
Refere Paulo Batista Santos, Presidente da Câmara Municipal da Batalha que a iniciativa “visa marcar  as comemorações do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, estando alinhada com as diversas atividades que o MCCB tem realizado, com enfoque ao nível da acessibilidade e da inclusão”. Um trabalho, que aponta o Autarca, “tem merecido ao Museu da Comunidade Concelhia da Batalha e ao Município a atribuição de prémios e distinções na plano nacional e internacional cujo enfoque pretendemos manter”.
Das atividades a realizar, destaca-se o “almoço às escuras” que convida à descoberta dos sabores de um menu que o Restaurante Vintage, localizado junto ao Mosteiro da Batalha, preparou especialmente para esta comemoração. Os comensais terão a oportunidade de vivenciar uma experiência única, com os olhos vendados ao longo de toda a refeição, convidando à utilização dos restantes sentidos. As reservas para o restaurante, com um custo de €15 por pessoa, são limitadas à capacidade da sala e podem ser realizadas junto do Museu da Comunidade Concelhia da Batalha, através do email: geral@museubatalha.pt ou do telefone 244 769 878.
O Programa a realizar engloba ainda a atividade "Convivendo com o Silêncio", uma dinâmica que convida os participantes a comunicar sem utilizar a linguagem verbal oral. A visita, a realizar nas instalações do Museu, vai dividir este equipamento cultural em estações, capazes de proporcionar a exploração e a comunicação através das mãos,dos gestos, das emoções e de outros recursos, podendo ainda os visitantes aprender alguns sinais da Língua Gestual Portuguesa (LGP).
O dia termina com uma performance muito especial, que terá como protagonistas os parceiros de associações de pessoas com deficiência, num espetáculo que mostrará revelações artísticas na área da dança e da poesia.