Museu da Batalha lança Boletim semestral

Quarta, 27 De Novembro De 2013

O Museu da Comunidade Concelhia da Batalha (MCCB) eleito em 2012 o melhor Museu Português pela APOM (Associação Portuguesa de Museologia) e vencedor do prémio europeu Kenneth Hudson, em Maio último, vai lançar amanhã, 28 de Novembro, o primeiro número do seu Boletim.

A cerimónia de apresentação tem lugar na Sala de Sessões do Município da Batalha, às 21h00, antecedendo a Assembleia Municipal, e contará com a presença do Professor Doutor Saul Gomes, coordenador científico do Boletim.

Registe-se que a publicação, com 24 páginas, constitui-se como mais um contributo do MCCB ao nível da preservação e promoção dos aspetos culturais, sociológicos e artísticos desta região, inaugurando mais um importante desafio quanto ao serviço informativo, educacional e cultural destinado à comunidade batalhense.

A primeira edição deste periódico conta com artigos da autoria de Galopim de Carvalho, uma entrevista a Celeste Amaro, Diretora Geral da Cultura do Centro, Nuno Mangas, Presidente do Instituto Politécnico de Leiria, Josélia Neves, docente universitária entre muitas outras colaborações.

No entender de Paulo Batista Santos, Presidente da Câmara Municipal da Batalha, “a publicação do Boletim do MCCB reveste-se de mais um importante contributo que este equipamento cultural, premiado no nosso país e no estrangeiro, pretende acrescentar à Batalha e à nossa região”.

No entender do Autarca, “a publicação em causa assume grande importância no contexto e no estudo de temáticas relacionadas com a Museologia, as acessibilidades, a investigação participada e o serviço educativo, fundamentais para um equipamento museológico”.

De acordo com o Saul António Gomes, coordenador científico desta publicação, nas páginas do Boletim do MCCB “figurarão textos de reflexão teorizante, sínteses problematizantes, mas também resultados de investigação mais específica e especializada e ainda apresentação de opiniões, balanços de realizações culturais autárquicas e de debate em torno de temas culturais atuais”.