Museu da Batalha entre os finalistas de melhor museu da Europa
Segunda, 04 De Fevereiro De 2013
O Museu da Comunidade Concelhia da Batalha (M.C.C.B.) e o Museu Machado de Castro (Coimbra), integram a lista de finalistas ao Prémio Museu Europeu do Ano 2013, um galardão promovido pelo Fórum Europeu dos Museus, considerado um dos grandes concursos museológicos da Europa e que recebeu este ano, 40 candidaturas, provenientes de 20 países.
Depois de eleito em dezembro como o melhor Museu Português em 2012 pela APOM – Associação Portuguesa de Museologia e finalista dos prémios do Turismo de Portugal, também em 2012, o M.C.C.B. vê agora o seu projecto integrar a reduzida lista de museus finalistas a este cobiçado prémio.
Inaugurado formalmente em Março de 2011, o Museu da Batalha, já com mais de 12.000 visitas, promove as gentes e o território onde se encontra inserido, abordando também áreas como a Paleontologia, Geologia, Arqueologia, entre outras.
É também possível neste espaço cultural de excelência, tomar contacto com os primeiros seres humanos que existiram no território que é hoje a Batalha, com referências ao período do Paleolítico e à Dominação Romana. Collippo, localizado em São Sebastião do Freixo, foi um desses bastiões, símbolo do poder romano e habitado por famílias ilustres e poderosas.
O resultado será conhecido a 18 de Maio, em cerimónia a realizar na Bélgica, no conceituado museu “Gallo-Romeins”.