Mosteiro da Batalha dá-se a conhecer em França
Terça, 19 De Maio De 2015
Uma exposição fotográfica alusiva ao Mosteiro da Batalha dá conhecer até ao próximo dia 24 de maio, o monumento português classificado pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade, na cidade francesa de Oloron St Marie, na região dos Pirinéus.
A mostra, inaugurada no passado dia 15 de maio e inserida na Semana da Europa, contou com a presença do Secrterário de Estado das Comunidades Portugesas, José Cesário, do Presidente da Câmara Municipal da Batalha, Paulo Santos, do Diretor do Mosteiro, Joaquim Ruivo e do Presidente da Câmara Municipal de Oloron St Marie, e é fruto de uma parceria estabelecida com a Associação France-Portugal, com a Autarquia da Batalha e com o Mosteiro de Santa Maria da Vitória.
Para Paulo Santos, a exposição fotográfica “Mosteiro da Batalha – Património Mundial” reveste-se de “grande importância no contexto da promoção externa do monumento e da própria Batalha, num país em que o património edificado regista elevada procura em termos turísticos”.
Refira-se que a exposição em causa resultou de um desafio lançado a oito conceituados fotógrafos e fotojornalistas da região para, em diferentes espaços do monumento, retratarem ambiências e pormenores do monumento.
O resultado é um impressionante levantamento artístico de Santa Maria da Vitória, que alia a beleza arquitetónica e histórica do conjunto à enorme valia turística do mosteiro.
A exposição, atendendo à qualidade e impacto da mesma, será exibida, depois, na cidade francesa de Bordéus.