Milagre - Elogio aos Painéis de Nuno Gonçalves patente na Capela do Fundador

Segunda, 16 De Dezembro De 2013

A Capela do Fundador do Mosteiro da Batalha acolhe, até 16 de Março do próximo ano, uma inédita instalação artística, intitulada “Milagre – Elogio aos Painéis de Nuno Gonçalves”, da autoria de J. Rosa G. com entrada gratuita.


Considerados por muitos como uma das pinturas portuguesas do período medieval (1470 -1480) mais emblemáticas, os painéis, cuja autoria é atribuída ao pintor português Nuno Gonçalves,  têm suscitado diversas e díspares interpretações.

 

Comummente conhecida por “painéis de São Vicente de Fora”, a obra em causa, uma pintura a óleo e têmpera sobre madeira, é composta por seis painéis, presumindo-se, de acordo com alguns investigadores, tratar-se de um auto-retrato da sociedade portuguesa de então, cujas figuras representam toda a sociedade, da nobreza ao povo.

 

Na instalação artística, J. Rosa G. individualiza os 60 rostos que figuram nos painéis, retratados magistralmente naquela obra prima do Século XV, procurando evocar esse  momento único, de intimidade com o rosto de cada uma das pessoas que figuram nos painéis. No entender do autor desta instalação artística, a exposição visa “reforçar a grandeza desta obra maior da cultura universal, para encontrar, em cada rosto despido, um arquétipo psicológico e o apoteótico sentido da sua expressividade”.

 

Compõe ainda a exposição uma sequência em vídeo, intitulada “Um Minuto Com os Painéis” em que as imagens da exposição  podem ser visionadas, após a utilização da máquina fotográfica em movimento, com velocidade de obturador fixa em um segundo e abertura do diafragma variável.    

 

Registe-se que esta exposição integra as comemorações dos 30 anos de classificação do Mosteiro da Batalha como Património Mundial da Humanidade, pela UNESCO, contando com o patrocínio do Programa Mais Centro, do QREN e da União Europeia (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional).

Top