Mais de 135 mil Euros destinados ao apoio do Associativismo

Quarta, 07 De Dezembro De 2011

O Município da Batalha outorgou no passado Sábado, no VI Fórum do Associativismo do Concelho, apoios financeiros superiores a 135 mil Euros, dirigidos às associações concelhias que apresentaram candidaturas ao Programa de Apoio ao Associativismo.

O montante contratualizado dirige-se a apoiar a prática Desportiva (Federada e não Federada) e ao desenvolvimento de Actividades Regulares, num total de mais de 50 candidaturas submetidas ao programa.

Num ano particularmente complexo e ditado por inúmeras restrições financeiras impostas aos Municípios pelo Orçamento Geral do Estado, António Lucas, Presidente da Câmara Municipal da Batalha explicou aos responsáveis pelo movimento associativo presentes “que a verba atribuída, representa para o Município um grande esforço mas, e ao mesmo tempo, é bem significativa da importância que o Executivo atribui às Associações e Colectividades”.

Nunca como agora a correcta gestão dos dinheiros públicos foi tão importante pelo que, enfatizou o Autarca aos responsáveis das associações, “ é imperioso saber investir naquilo que é verdadeiramente importante e suprimir os gastos supérfluos”. Só desta forma, explicou o Autarca, “é que o Município da Batalha apresenta a situação financeira que tem hoje e que nos dá alguma margem para apoiar o movimento associativo desta forma tão expressiva”.

Recorde-se que a VI edição do Fórum do Associativismo do Concelho da Batalha realizou-se na Zona Desportiva da Vila e teve como oradores Ricardo Cardoso em representação do BAC e Luís Fernandes, da associação d´orfeu (Águeda). A partilha de experiências reconhecidas como boas práticas no domínio do associativismo cultural, desportivo e recreativo é um dos objectivos desta iniciativa organizada em parceria pelo Município e pelo Museu da Comunidade Concelhia da Batalha.