Mais de 1200 atletas na Maratona do Centro em BTT

Terça, 18 De Março De 2014

Mais de 1200 atletas na Maratona do Centro em BTT na Batalha
A Batalha recebe no dia 23 de Março, próximo domingo, mais uma edição da Maratona do Centro. A prova, uma das mais importantes do país, tem início às 9h30, junto ao Pavilhão Multiusos e está inscrita no Campeonato Nacional de XCM, destinando-se a atletas federados e não federados.
O percurso apresenta já as últimas alterações ditadas pela federação Portuguesa de Ciclismo, pelo que os atletas da prova rainha (Elite) terão de percorrer 94 Km (estimando-se um tempo não inferior a 4 horas).
A realização da Maratona do Centro consiste numa organização da Airbike- Associação de Ciclismo, com o apoio do Município da Batalha e da ADAE – Associação de Desenvolvimento da Alta Estremadura. Para a entidade organizadora, a presente edição do evento vai apresentar um dos percursos mais divertidos e interessantes dos últimos anos, com destaque para a passagem dos ciclistas numa antiga pedreira, hoje desativada, localizada na Freguesia de Reguengo do Fetal,  o que constituirá uma das principais novidades da organização.
São esperados nesta organização desportiva cerca de 1200 participantes, oriundos de Norte a Sul do país. Tendo em conta a logística inerente à realização da Maratona do Centro, o Município da Batalha informa que algumas artérias da vila serão interditadas ao trânsito, logo no Sábado, 22 de Março, com especial incidência na zona desportiva/frente do Pavilhão Multiusos.
No entender de Paulo Batista, Presidente da Câmara Municipal da Batalha, a realização da Maratona do Centro assume-se para a Batalha e para a região “uma das principais organizações do ciclismo, num evento de grande qualidade desportiva de nível nacional e que se traduz, junto de todos os atletas, numa prova de grande notoriedade para a região que importa potenciar”.
Registe-se que a prática do ciclismo, vertente do BTT concentra na Batalha enorme importância, muito devido à existência do Centro de BTT da Batalha- Pia do Urso, o primeiro centro homologado pela Federação Portuguesa de Ciclismo, que assinala a 30 de março, o segundo aniversário, com a realização de um passeio de BTT dirigido a famílias, com início às 9h30.