Like Saúde ajuda a prevenir comportamentos aditivos

Terça, 15 De Dezembro De 2015

Foi apresentado ontem no Município da Batalha o projeto “Like Saúde” - Programa de Prevenção em comportamentos Aditivos e Dependências, resultado de uma parceria do Município da Batalha que envolve o Centro de Respostas Integradas de Leiria, a Administração Regional de Saúde, a GNR, os estabelecimentos escolares concelhios e o Centro de Competência Entre Mar e Serra.

Este projeto, que visa o trabalho em rede dos parceriros envolvidos, visa contribuir para a prevenção do consumo de substâncias psicoativas em meio escolar, através de estratégias de trabalho integrado e continuado com alunos, envolvendo ainda o professores, auxiliares e as respetivas famílias.

De acordo com Ana Filipa Soledade, Técnica do Centro de Respostas Integradas de Leiria, o Like Saúde, enquanto programa de prevenção, está focalizado na melhoria do estado de saúde global dos jovens, através da definição de políticas relacionadas com o controlo de consumos de substâncias aditivas”. De acordo com a técnica, “é necessário apostar na prevenção deste tipo de consumos, num trabalho que deve merecer a atenção de todos os organismos, com especial incidência junto dos pais e educadores”.

Já para Paulo Batista Santos, Presidente da Câmara Municipal da Batalha, o “Like Saúde merece da Autarquia toda a adesão, apoio e investimento, dado tratar-se de uma resposta articulada que sensibiliza os jovens para os riscos do consumo de substâncias psicoativas, como o álcool, o tabaco e outras drogas”.

Refere ainda o Autarca que o Município da Batalha “continuará a assumir a Educação como uma área estratégica e fundamental para o desenvolvimento do Concelho da Batalha”.