Gulbenkian financia projecto para tornar leitura acessível a cegos e amblíopes na Batalha

Segunda, 20 De Julho De 2009

Gulbenkian financia projecto para tornar leitura acessível a cegos e amblíopes na BatalhaA Biblioteca da Batalha foi contemplada com um apoio financeiro da Fundação Calouste Gulbenkian no âmbito da candidatura do projecto "Ler é Ver", que pretende disponibilizar no EcoParque Sensorial da Pia do Urso, ajudas técnicas à leitura por parte de toda a população.
Recorrendo à utilização das novas tecnologias, por intermédio de um sistema de audioguias, pretende-se com "Ler é Ver" facultar aos visitantes do Ecoparque Sensorial diversos textos literários, associando-os ao ambiente natural que caracteriza aquele espaço.
Recorde-se que de acordo com dados apresentados no Jornal Destak, em Portugal, existem entre 130 e 140 mil cegos, mas destes só 10 mil estão reabilitados, ou seja, reaprenderam a ler e a escrever em adultos. Cerca de 1% da população portuguesa sofre de deficiência visual, mas a maior parte refugia-se no lar recusando-se a sair, a conviver e a desfrutar da vida social.
Tendo em conta este isolamento, o desenvolvimento do projecto "Ler é Ver" visa garantir o acesso à literatura, aos utentes que visitem a Biblioteca da Batalha e o EcoParque Sensorial da Pia do Urso.
Este projecto surge também como uma oportunidade para todos aqueles que, de alguma forma, deixaram de ler e desejam reaver este "direito de cidadania", podendo realizá-la através dos restantes sentidos, designadamente com a audição e a visão.
Ciente deste desígnio, a Biblioteca Municipal da Batalha passará a disponibilizar diversos conteúdos literários adaptados ao cidadãos portadores de deficiência, podendo qualquer utente daquele espaço aceder no local ou por via remota, através da Internet, a esses ficheiros.
Top