Grandes nomes da música marcam presença nas Festas da Batalha

Terça, 05 De Agosto De 2014

Grandes nomes da música nacional marcam presença nas Festas da Batalha
De 14 a 17 de agosto, a Batalha está em festa e apresenta um programa de grande qualidade, com a presença de alguns dos nomes da música nacional mais emblemáticos.
Já no próximo sábado, 9 de agosto, e integrada na programação das Festas da Batalha, realiza-se às 21h30, junto à estátua equestre, a XXIX Gala Internacional de Folclore, uma das principais manifestações etnográficas da região, com a participação de oito agrupamentos, três dos quais estrangeiros (Sérvia, Coreia do Sul e Rússia).
No feriado concelhio, 14 de agosto, o programa inicia-se às 12h00, na Capela do Fundador do Mosteiro da Batalha, com a deposição de uma coroa de flores junto ao túmulo de D. João I e Dª Filipa de Lencastre,  tendo lugar às 15h00, nas Capelas Imperfeitas, a Sessão Solene do Dia do Município com a presença da Secretária de Estado dos Assuntos Parlamentares e da Igualdade, Drª Teresa Morais.
Pelas 19h30 tem lugar, também no Mosteiro, o espetáculo de teatro “A abóbada não caiu, a abóbada não cairá”, com a participação de atores bem conhecidos do grande público como Fernando Luís, Ana Bustorff e Tobias Monteiro, no que consiste numa interpretação inédita do texto de António Patrício sobre a conhecida lenda do Mestre Afonso Domingues. Registe-se que a peça de teatro decorrerá de 14 a 17 de agosto, sempre às 19h30.
A noite reserva um dos concertos mais aguardados, com a conhecida fadista Ana Moura, que recentemente editou o premiado CD “Desfado”. Destaque ainda para a dupla de Djs “ZABZ” e “BUZZ N`BASE” cuja atuação tem início a partir das 0h00.
No dia 15 de agosto, feriado nacional, o programa arranca logo pela manhã, com a realização de diversas atividades desportivas abertas a toda a população. Atletismo, caminhada e uma aula aberta de Sh`Bam constituem a oferta, sendo que a organização oferece a todos os participantes reforço alimentar e lembranças. O desporto continuará no período da tarde, iniciando-se às 19h30 mais uma edição do Torneio de Futebol 11 Inter-freguesias “São Nuno de Santa Maria”, no Campo sintético, na zona Desportiva da Vila.
A partir das 22h00, sobem ao palco os Oquestrada, banda que com o trabalho “Tasca Beat” obteve sucesso imediato no top de vendas nacionais e que permaneceu mais de 20 semanas no top 30 português. A música eletrónica toma depois conta do recinto das festas com a atuação do conhecido Dj Rui Santoro.
No dia seguinte, 16 de agosto, decorre a partir das 15h00, no recém requalificado Largo Infante D. Henrique, um Sunset com música eletrónica aberto ao público, tendo lugar às 19h30 a final do Torneio de Futebol.
Às 22h00, é a vez de Berg, vencedor do conhecido programa televisivo “Factor X” e a sua banda subir ao palco, num concerto que promete grande animação. No palco da música eletrónica, o destaque recai para as atuações dos Djs Nuno Fernandez e Miguel Chagas.
O último dia de festejos arranca às 11h30, no Auditório Municipal, com a assinatura de um protocolo de colaboração entre o Município da Batalha e a Câmara de Comércio e Indústria Franco-Portuguesa, seguindo-se a apresentação da Associação da Diáspora Batalhense, que contará com a presença do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Dr. José Cesário, seguindo-se às 13h00, o convívio anual dos emigrantes do Concelho.
Pelas 15h00 decorre na Praça Mouzinho de Albuquerque o VI Torneio Aberto de Xadrez e à mesma hora realiza-se no recinto dos festejos uma vacada tradicional.
A noite encerra com o espetáculo musical de “Os Azeitonas”, tendo lugar no final do concerto, um sensacional espetáculo piromusical.
Registe-se ainda que em paralelo, decorre a VII Mostra das Atividades Económicas do Concelho, com a participação de mais de 20 empresas, havendo ainda no recinto tasquinhas e petiscos tradicionais.