GNR, Deolinda, Anaqim e José Cid nas Festas

Terça, 02 De Agosto De 2011

A edição de 2011 das Festas da Batalha conta no seu programa com alguns dos nomes mais sonantes do panorama musical do nosso país.

O cartaz traz ao palco na primeira noite das Festas, 12 de Agosto, os nortenhos GNR, banda carismática com uma carreira de mais de 30 anos liderada por Rui Reininho.

No dia seguinte, decorre na Praça Mouzinho de Albuquerque, das 14h30 às 19h30, um Torneio aberto de Xadrez, bem como diversos apontamentos de animação de rua com o Grupo de Bombos do Paço (Canas de Senhorim).

Às 18h30, decorre na Sala de Sessões do Município a cerimónia de recepção aos grupos folclóricos que participam, a partir das 21h30, na XXVI Gala de Folclore da Batalha e que reúne os seguintes agrupamentos: Rancho Folclórico Rosas do Lena, Grupo de Canto e Dança ZAMOJSZCZYZNA, da Polónia, Rancho Folclórico de Paranhos da Beira,Grupo Folclórico IZVORU SOMESULUI, da Roménia, Grupo Folclórico Lavradeiras da Parada de Gatim e o Grupo Estampas Méxicas Ballet Folcklorico, do México. A terminar a noite, o palco principal dos festejos recebe a banda Virgem Suta.

No Feriado concelhio, 14 de Agosto, o Museu da Comunidade Concelhia abre as suas portas gratuitamente, das 10h00 às 21h00, com visitas guiadas, decorrendo às 12h00, na Capela do Fundador as habituais Cerimónias Civis e Militares.

O programa decorre depois às 16h00, no Auditório Municipal da Batalha, Auditório Municipal, com o lançamento das seguintes obras:

“Portal de Santa Maria da Vitória e a Arte Europeia do seu Tempo - Circulação dos Artistas e das Formas na Europa Gótica”, da autoria do Prof. Dr.º Jean-Marie Guillouët, com apresentação pelo Prof. Dr.º Saul António Gomes e “José Batista de Matos: Uma Vida de Militância Cívica e Cultural”, obra apresentada pelo Prof. Dr.º Moisés Espírito Santo.

Segue-se depois a Sessão Solene, presidida pelo Sr. Secretário de Estado da Administração Local e da Reforma Administrativa, Eng. Paulo Júlio, com a apresentação do Passaporte Cultural “Batalha” e a Inauguração da Zona Desportiva da Vila.

Às 18h00, as ruas da Vila acolhem um Desfile com a Fanfarra dos Bombeiros Voluntários da Batalha, decorrendo às 18h30, no Pavilhão Multiusos, o Encontro Anual de Emigrantes do Concelho.

No Campo de Futebol sintético decorre, à semelhança de anos anteriores, o Torneio de Futebol Inter-freguesias São Nuno de Santa Maria, este ano aberto à participação de equipas femininas.

Às 21h00, e já no recinto das Festas, actuará o Rancho Folclórico do Penedo e às 22h00, o palco principal recebe as bandas Anaquim e Deolinda.

O último dia das Festas reserva diversas actividades, com o Desporto e o Atletismo em concreto, a ter lugar na Batalha, com mais uma prova de Atletismo Mestre de Aviz. Aponte-se que no ano em curso, a prova vai atribuir prémios monetários os atletas vencedores nos escalões principais.

Às 18h00, as Praças Mouzinho de Albuquerque e D. João I acolhem um Desfile de Cabeçudos, seguindo-se a animação pela Filarmónica das Cortes.

Às 21h30 tem lugar uma representação etnográfica pelo Grupo de Cultura e Arte Horan, da Jordânia e às 22h00, sobe ao palco José Cid, um dos artistas que mais sucesso tem obtido nos concertos realizados.

A terminar a noite, tem lugar o espectáculo, já habitual, de fogo de artifício. Refira-se ainda que integrada nas Festas da Batalha está a Mostra das Actividades Económicas do Concelho, a realizar no Largo Cónego Simões Inácio, que envolve a participação de mais de uma dezenas de empresas de diversos sectores de actividade. Um destaque também para a presença de diversas tasquinhas tradicionais, asseguradas pelas associações concelhias.

Todo o programa pode ser seguido através do site: www.festasdabatalha.com

Aponte-se ainda que as Festas da Batalha estão inseridas nas comemorações dos 626 anos da Batalha de Aljubarrota.