Festas da Batalha recebem grandes nomes da música nacional

Quinta, 31 De Julho De 2008

Festas da Batalha recebem grandes nomes da música nacionalCom início a 14 de Agosto, Feriado Municipal, as cerimónias oficiais decorrerão no Campo Militar de São Jorge, em Porto de Mós, às 10h30, com a celebração de uma Eucaristia, seguindo-se diversas alocuções pelos responsáveis desta iniciativa: Sociedade Histórica da Independência de Portugal, Centro de Estudos Portugueses e Fundação Batalha de Aljubarrota.
Às 12h15, e já no Mosteiro da Batalha, proceder-se-á a uma homenagem aos Mortos pela Pátria e, na Capela do Fundador, à deposição de coroas de flores, seguindo-se a actuação da Fanfarra Militar.
O programa das comemorações oficiais prossegue às 16h30, no Auditório Municipal, com o lançamento das publicações "Santa Maria-a-Velha da Batalha - A memória da Igreja (Séculos XIV a XX)" da autoria de Renata Vieira, numa edição do Município da Batalha e ainda "Apontamentos para a História da Batalha" - Volume 2 - de José Travaços Santos, obra editada em parceria pelo Município e pelo Jornal da Batalha.
Às 18h30, decorre na Praça do Município, a actuação da Banda Filarmónica da Bajouca e às19h00, no Pavilhão Multiusos, inicia-se o Encontro Anual de Emigrantes do Concelho da Batalha. O serão, no recinto das Festas, será preenchido, a partir das 21h30, com as actuações dos grupos musicais Xaile e Pólo Norte.
O desporto para miúdos e graúdos abre o programa do dia 15, feriado nacional. Às 9h30, tem lugar, na zona desportiva da Vila, a III Prova de Atletismo "Batalha Jovem" ao mesmo tempo que se inicia o Percurso Pedestre junto ao Rio Lena aberto a toda a população, (concentração às 9h15, no recinto das Festas).
Às 10h30 é dada a partida, em São Jorge, de mais uma edição do Grande Prémio de Atletismo Mestre de Aviz, sendo esperados alguns dos melhores atletas regionais desta modalidade.
Os festejos prosseguem às 18h00 com a actuação da Banda Filarmónica das Cortes, no recinto das Festas, reservando a noite de 15 de Agosto um cartaz musical de luxo: Rita Redshoes e David Fonseca, actualmente a atravessar um dos grandes momentos da sua carreira.
Pelas 0h00, o Pavilhão Multiusos é o palco da iniciativa "Batalha Fora d`horas", que contará com diversas tunas académicas e a actuação do grupo Guess What.
A 16 de Agosto, Sábado, as festejos iniciam-se às 15h00, com jogos tradicionais e uma hora depois, é a vez dos "Terra Nova", Grupo de Percussão, divulgarem o seu trabalho.
À noite o programa reserva, a partir das 21h30, a XXIII edição da Gala Internacional de Folclore, que, mais uma vez, faz desfilar na Batalha a diversidade, o exotismo e a beleza do folclore mundial.
Participam nesta edição da gala, para além do Rancho Folclórico Rosas do Lena - grupo organizador, os grupos folclóricos "Cancioneiro de Cantanhede", Rancho Típico de S. Mamede de Infesta, Ronda Típica da Meadela, Grupo Folclórico "El Tresparral" (Burgos, Espanha) e o Grupo da Associação Cultural "Concórdia e Reconciliação" (Argélia).
A noite prossegue, depois, no Pavilhão Multiusos, com animação musical a cargo de vários Djs.
O programa do último dia de festejos, Domingo, tem início às15h00, com a realização de jogos tradicionais e às 17h30 é a vez do grupo "Os Clássicos" entusiasmarem os visitantes da Batalha.
A noite reserva, a partir das 21h00, a actuação do grupo de Chaves, Função Públika, que antecederá o espectáculo pirotécnico, de grande beleza, de encerramento das Festas.
Em paralelo, a Vila da Batalha terá patente em diversos espaços públicos a exposição fotográfica "Sobrevientes - Imagens de um mundo a preservar", de Filipe Silva (www.sobrevientes.eu), dando a conhecer em fotografias ampliadas, imagens de rara beleza do ambiente e da vida selvagem.
Também na Galeria de Exposições Mouzinho de Albuquerque, o artista plástico brasileiro Irineu Alves, apresentará a mostra "Fragmentos Luso-Brasileiros", com algumas obras alusivas à Batalha.
A presente edição das Festas vai contar ainda com a realização da Mostra das Actividades Económicas, a realizar no Largo Cónego Simões Inácio, com a representação de mais de uma dezena de empresas de várias áreas de negócio. Os horários de abertura ao público são, de14 e 15 de Agosto, das10h00 às 24h00) e de 16 e 17, das 14h00 às 24h00.
Ressalva ainda para a existência, no recinto das Festas, de várias tasquinhas com petiscos tradicionais.
As Festas da Batalha são uma organização do Município da Batalha, Rancho Folclórico Rosas do Lena, Associação Recreativa Batalha e UDB - Associação Desportiva da Batalha.