Entregues os primeiros equipamentos de Teleassistência Domiciliária

Terça, 09 De Junho De 2015

 

A Câmara da Batalha entregou hoje os primeiros equipamentos de assistência domiciliária permanente destinados a responder a qualquer situação de emergência, através de um sistema de comunicação rápido e seguro sem a necessidade da existência de um telefone ao alcance da mão.

O serviço é prestado 24 horas por dia, 365 dias por ano e destina-se à população mais idosa ou em situação de dependência, garantindo-se um serviço capaz de dar resposta às situações de risco. O projeto em causa visa proporcionar segurança e tranquilidade quer aos idosos e quer aos familiares,  abrangendo, numa primeira fase, 40 utentes, podendo o número de equipamentos ser aumentado em função da procura e da qualidade de serviço prestado.

Para Paulo Batista Santos, Presidente da Câmara Municipal da Batalha, a implementação do projeto de teleassistência “visa evitar ou retardar o recurso à institucionalização, bem como proporcionar uma resposta imediata em situações de emergência e de combate à solidão”.

Para o Autarca, “o Município da Batalha tem vindo a prestar aos cidadãos mais idosos um conjunto de medidas de ação social promotoras de uma melhoria da qualidade de vida e bem-estar, capazes de inverter as dinâmicas de exclusão social e considera este projeto mais um passo importante no objetivo de apoio à população mais vulnerável do concelho”.

Registe-se que o serviço de teleaasistência é assegurado através da utilização de um dispositivo fixo, com um botão de emergência e uma pulseira à prova de água com um alcance de 200 m2, ligados a uma central telefónica que regista e acompanha, através de pessoal competente, as diversas solicitações dos utentes, tais como situações de emergência/urgência, envio de médicos, solicitação de ambulância, bombeiros e polícia ou ainda o contacto com familiares ou terceiros

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