Criada a Rede de Mosteiros Património da Humanidade

Sábado, 06 De Junho De 2009

Criada a Rede de Mosteiros Património da HumanidadeFoi apresentado nesta semana em Lisboa, na presença do Sr. Ministro da Cultura, a Rede de Mosteiros Património da Humanidade,resultado de uma parceria entre o Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (IGESPAR) e as Câmaras Municipais da Batalha, Lisboa, Alcobaça e Tomar.
A parceria criada resulta de numa candidatura conjunta aprovada no âmbito do Programa Operacional Regional do Centro do Quadro de Referência Estratégico Nacional, para o desenvolvimento de acções de restauro e valorização patrimonial no Mosteiro dos Jerónimos e Torre de Belém, Mosteiro de Santa Maria, Mosteiro de Santa Maria da Vitória e o Convento de Cristo.
O Programa prevê um investimento de 65% de fundos comunitários e 35% de fundos do IGESPAR e das Autarquias, devendo concluir-se até 2013.
Valorizar e potenciar turísticamente os monumentos que compõem esta rede, é um dos principais objectivos do projecto.