Comissão Municipal de Apoio ao Idoso

Segunda, 07 De Março De 2011

O Município da Batalha vai passar a contar com a Comissão Municipal de Apoio ao Idoso – projecto que se traduzirá num conjunto de medidas e políticas que pretendem reforçar a protecção e o acompanhamento aos Idosos deste Concelho.

A medida, aprovada por unanimidade na última Assembleia Municipal, surge devido à verificação de um conjunto de alterações demográficas verificadas na população portuguesa que se traduzem no envelhecimento populacional e que coloca às instituições, às famílias e à comunidade em geral, novos e importantes desafios. Estando atento às alterações do paradigma demográfico e tendo como objectivo pensar e reflectir o envelhecimento, o Município da Batalha decidiu avançar com esta importante medida.

Um dos grandes desafios à implementação da Comissão Municipal de Apoio ao Idoso relaciona-se com a capacidade de envolver a comunidade neste projecto, numa lógica de responsabilidade partilhada e potenciadora dos recursos existentes.

Aponte-se que segundo os dados dos últimos Censos (2001), no Concelho da Batalha, viviam sós 512 idosos e 548 viviam com outro idoso. Em 2004, dos 15.542 habitantes do Concelho, 2.796 eram idosos com mais de 65 anos.

Outro dado importante reside no facto do Concelho apresentar um índice de envelhecimento de 114%, enquanto que a Sub-região do Pinhal Litoral registar um índice de 108%.
De acordo com António Lucas, Presidente da Câmara da Batalha, a criação da Comissão Municipal de Apoio ao Idoso visa “acrescentar às restantes ajudas disponibilizadas pelo Município da Batalha aos Idosos, mais um importante auxílio apoio social”.

Para o Autarca, a Comissão Municipal de Apoio ao Idoso assume-se como uma forma de trabalhar os laços de solidariedade e de apoio, onde ainda existem redes de vizinhança e de voluntariado que podem ser o elemento diferenciador deste projecto.

A Comissão Municipal de Apoio ao Idoso será constituída por entidades públicas e privadas sem fins lucrativos e implantadas no Concelho, entre elas a Segurança Social, as IPSs, Centro de Saúde, GNR, Bolsa Local de Voluntariado, representantes da Assembleia Municipal e das Juntas de Freguesia.