Colóquio sobre crianças e Jovens em perigo marca arranque do Ano letivo

Quarta, 07 De Setembro De 2016

O Município da Batalha organiza no próximo dia 12 de setembro, segunda-feira, às 21h30, no Auditório Municipal, o colóquio subordinado ao tema “Jovens em Conflito com a Lei – que colo?”, numa iniciativa que pretende assinalar o arranque do Ano letivo 2016/2017 no Concelho da Batalha.

O colóquio contará com a participação do Juiz Desembargador e também Diretor adjunto do Centro Estudos Judiciários, Paulo Guerra, autor da Lei de Proteção de Crianças e Jovens em Perigo anotada, considerado um dos grandes especialistas do país nesta matéria.

Com esta ação, o Município da Batalha pretende suscitar o debate sobre um tema de grande importância e atualidade que envolve diversos atores e instituições bem como a partilha de responsabilidades.

A este nível, Paulo Santos, Presidente da Câmara Municipal da Batalha, significa o trabalho que vem sendo realizado pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Risco da Batalha, numa lógica de atuação que envolve o Agrupamento de Escolas, a GNR, a Associações de Pais e Encarregados de Educação entre outras entidades.

No entender do Autarca, reveste-se de grande importância a discussão acerca deste tema, atendendo “à dimensão da promoção dos direitos das crianças e dos jovens em risco, com o intuito de analisar aspetos como a segurança, a educação e a saúde e o desenvolvimento integral”.

A este nível, registe-se a implementação pela Autarquia da Batalha nos estabelecimentos de ensino, no ano transato, do projeto Like Saúde que visa a prevenção de comportamentos aditivos e de dependências dos jovens, numa lógica de atuação que envolve pais, professores e comunidade em geral, no sentido de prevenir comportamentos de risco.

Paulo Santos destaca ainda que no presente Ano letivo, a Autarquia implementará em todos os estabelecimentos de ensino concelhios (Pré-escolar ao 3º CEB), com o apoio de uma especialista na área da nutrição, o programa “Batalha Saudável”, com o intuito de garantir respostas à problemática da obesidade infantil.

Top