Câmara vai gerir diretamente o estacionamento pago na Vila

Terça, 18 De Março De 2014

Câmara decide gerir diretamente o estacionamento pago na Vila
O executivo municipal decidiu, por unanimidade, optar pela gestão direta do estacionamento pago no Centro Histórico da Vila da Batalha, considerando ser economicamente a opção mais vantajosa e aquela que melhor serve o interesse público, permitindo também esta opção de gestão municipal minimizar algumas preocupações manifestadas pelos comerciantes e moradores locais.
Esta decisão fundamentou-se num estudo económico que compara a gestão direta e a concessão da exploração dos parques de estacionamento na Vila da Batalha, tendo sido concluído que a gestão direta garante, no imediato e a médio prazo, a rentabilidade da exploração ao Município, sem alterar o valor atual do tarifário.
A câmara da Batalha vai assim assegurar gestão e instalação de parcómetros para exploração de 202 lugares de estacionamento na vila da Batalha, mantendo as atuais zonas de estacionamento pago e alargando a gestão às ruas Infante D. Fernando, Dona Filipa de Lencastre e Luis Silva Mouzinho de Albuquerque, bem como ao Parque de Canteiros, na vila da Batalha.
O Valor máximo/ hora nos parcómetros à superfície será de €0,55, bem como o valor fixado para os primeiros 15 minutos é de apenas € 0,10 (dez cêntimos), seguindo-se nas frações seguintes de 15 minutos o valor de €0,15.
Manter-se-á o regime de pagamento das 08:30 às 19:00 horas nos dias úteis da semana e aos sábados das 08:30 às 13:00 horas. O estacionamento será gratuito para além das horas do regime de pagamento nos dias úteis da semana e aos sábados, dias completos aos domingos, dia de feriado municipal e dias de feriados nacionais.
Para o Presidente da Câmara, Paulo Batista Santos, «o estacionamento é um instrumento fundamental das políticas de ordenamento do território e de mobilidade, sobretudo para uma vila turística como a Batalha».
«A decisão pela gestão direta do estacionamento pago na Vila da Batalha pela Câmara, é uma opção economicamente sustentável e que melhor responde aos interesses do turismo, moradores e comércio local, porquanto permitirá uma gestão de maior proximidade», acrescenta o autarca.

O Valor máximo/ hora nos parcómetros à superfície será de €0,40 bem como o valor fixado para os primeiros 15 minutos de apenas € 0,10 (dez cêntimos).