Câmara descentraliza reuniões e promove ação de prevenção florestal

Terça, 08 De Abril De 2014

Câmara descentraliza reuniões e promove ação de prevenção florestal
O novo executivo municipal realiza a sua próxima reunião na freguesia de São Mamede, a 14 de abril, data que marca os primeiros seis meses de mandato, com o objetivo de iniciar a realização de reuniões descentralizadas por todas das freguesias do Concelho da Batalha.
Nesta ocasião, a câmara municipal pretende colocar um enfoque especial nas questões da freguesia de São Mamede promove nesse dia uma ação reforçada em parceria com a equipa da GNR-GIPS de sensibilização para o cumprimento das obrigações de limpeza florestal nas imediações das habitações, como forma de minimizar os riscos de incêndio.
A ação de sensibilização e fiscalização decorre em todo o território da freguesia de São Mamede, no período compreendido entre as 07h e as 19h e irá mobilizar todo o dispositivo do Grupo de Intervenção Proteção e Socorro (GIPS) da GNR, de Alcaria, bem como o dispositivo municipal de proteção civil.
Esta iniciativa realiza-se no quadro do projeto em curso deste janeiro de 2014, de fiscalização dos espaços rurais nas freguesias do Concelho da Batalha, de modo a identificar e a sensibilizar os proprietários dos espaços rurais para a aplicação das medidas preventivas de defesa da floresta contra incêndios, no quadro do cumprimentos do Decreto-lei n.º 124/2006.
Também serão identificadas outras infrações nos espaços rurais, nomeadamente abandono de resíduos perigosos e não perigosos, pneus e veículos em fim de vida, existência de poços e aberturas no solo sem o devido resguardo e proteção e ainda a existência de pinheiros secos que poderão estar infetados com Nemátodo da Madeira do Pinheiro.
A ação consiste em sinalizar com GPS e com registo fotográfico as infrações verificadas e sensibilizar a população para as boas práticas nos espaços rurais nomeadamente para a prevenção de incêndios florestais. As localidades com maior número de reclamações nesta freguesia são a Lapa Furada, Perulheira, Moita do Martinho e São Mamede, pelo que a ação poderá ser iniciada nestes locais.