Câmara da Batalha reduz em 2,5 milhões de Euros a fatura da água

Terça, 03 De Dezembro De 2013

O Município da Batalha chegou a acordo esta semana com a EPAL – Empresa Portuguesa das Águas Livres, SA, para a redução dos volumes mínimos previstos no contrato de abastecimento de água ao Município da Batalha, passando dos atuais 333.047 m3/anuais (e que ascenderia a 438.245 m3 em 2028) contratados para cerca de 250.000 m3, um valor constante ao longo do contrato e mais ajustado às necessidades atuais e futuras do Município.

Note-se que este acordo de revisão de consumos mínimos e que salvaguarda as necessidades do sistema de abastecimento da EPAL em São Mamede, traduz-se numa poupança muito significativa de 125.000 m3 por ano (em média) e durante os próximos 25 anos, o que representa uma redução de despesa de cerca de 2,5 milhões de euros no período do contrato.

Para o autarca da Batalha, Paulo Batista Santos, “este é um acordo muito relevante para o equilíbrio orçamental da câmara da Batalha e representa um primeiro passo na estratégia que definimos para o ajustamento das rendas mais pesadas hoje suportados pela autarquia”. No entender do Autarca, “foram negociações difíceis, mas tivemos da parte da EPAL uma administração muito profissional e competente, pelo que ambas as partes ficam a ganhar com o acordo agora estabelecido”.

Registe-se que a EPAL é responsável pelo abastecimento de água na Freguesia de São Mamede, nos termos de contrato celebrado com Município da Batalha em março de 2003, tendo à data por base um conjunto de pressupostos de crescimento populacional e industrial que não se verificaram, razão pela qual determinavam o pagamento de consumos bastante acima das necessidades reais do Município da Batalha.