Câmara da Batalha premeia jovens empreendedores

Segunda, 19 De Agosto De 2013

O Município da Batalha divulgou  publicamente na Sessão Solene do Dia do Município, na passada quarta-feira, os vencedores da primeira edição do Concurso “Batalha – Empreender – Turismo”, lançado em Março do corrente ano.
O concurso, tem como objectivo estimular a capacidade de iniciativa, a criatividade e o empreendedorismo dos jovens residentes do concelho, com idades entre os 18 e os 34 anos, que possuam ideias de negócio inovadoras na área do turismo.


Após o processo de análise pelo elementos do júri, constituído por docentes universitários e técnicos do Município, o projecto vencedor da primeira edição do concurso Batalha – Empreender – Turismo”, designa-se “Ofícios da Batalha-A nossa memória é a sua lembrança”, da autoria de André Silva e Marta Madeira. A ideia, consiste no desenvolvimento de uma linha de merchandising moderno, alusivo à Batalha, utilizando para o efeito a pedra calcária. Para os autores, é o calcário e o trabalho de cantaria que melhor define a Batalha e a sua história, mas, ao turista e ao visitante, não lhe é dada a possibilidade de aquisição desse tipo de produto. O projecto, de acordo com os autores, vai permitir o desenvolvimento de uma linha de produtos actuais, de formas e dimensões distintas, potenciando o trabalho dos canteiros da Batalha e colocando à venda as peças nas lojas de artesanato, mosteiro, Museus e noutros espaços comerciais. Registe-se que André Silva e Marta Madeira, receberão €2.000 euros do Município da Batalha, para integrar, em exclusivo, no capital social da empresa a constituir.


Em segundo lugar, o júri classificou o projecto “Carícias–Rituais Naturais em Aromas de Prazer”, da autoria de Luísa Patrício. A ideia consiste na criação de uma marca de sabonetes utilizando na sua produção artesanal, aromas e cheiros característicos desta região, associando-lhes nomes consagrados da história de Portugal.


Foi classificado em terceiro lugar o projecto “IN Batalha.Com”, que assenta num conceito inovador de prestação de serviços na área do turismo, agregando no mesmo portal conteúdos de informação turística, prestação de serviços e loja online.


De acordo com os autores do projecto, todos eles estudantes do Agrupamento de Escolas da Batalha, é missão do “IN Batalha. Com”, potenciar comercialmente a oferta cultural e da Natureza da região da Batalha, criando uma rede de parcerias económicas e oferecendo serviços turísticos especializados. A promoção online desta oferta assume-se como o principal meio de divulgação e colocação no mercado nacional e internacional.
Para António Lucas, Presidente da Câmara Municipal da Batalha, a primeira edição do concurso “Batalha – Empreender – Turismo”, revestiu-se de grande sucesso, tendo a organização registado a participação de seis candidaturas. O Edil, agradece a todos os participantes pelas ideias de negócio interessantes que apresentaram, enfatizando a importância que empreendedorismo jovem apresenta no momento económico actual.


António Lucas, refere que acções como este concurso devem ter continuidade, dado que estimulam a população jovem a reflectir sobre ideias de negócio, potenciando o surgimento de negócios.

Top