Batalha no topo da transparência e da integridade autárquica

Quarta, 13 De Novembro De 2013

O Município da Batalha ocupa a terceira posição a nível nacional no que toca à transparência e à integridade, resultado de um estudo comparativo entre as 308 autarquias dos país realizado pela TIAC -  Transparência e Integridade, Associação Cívica.

A associação, que apresentou  hoje o "ranking" nacional dos municípios quanto aos princípios da transparência e da integridade, levou em linha de conta 76 indicadores, agrupados em sete áreas, mediante a análise da quantidade/qualidade da informação disponibilizada nos sites dos municípios portugueses.
Os 76 indicadores analisados, referem-se à informação sobre a organização, composição social e funcionamento do município, planos e relatórios, impostos, taxas, tarifas, preços e regulamentos, relação com a sociedade, contratação pública, transparência económico-financeira e transparência na área do urbanismo.

Para Paulo Batista Santos, Presidente da Câmara Municipal da Batalha, “a divulgação deste estudo reveste-se da máxima importância no plano nacional e corrobora todo o trabalho que o Município da Batalha tem efetuado ao nível da transparência das suas decisões e da governação”.

O Autarca dá como exemplo desta estratégia “diversas iniciativas que a Câmara da Batalha vai organizar proximamente no plano da auscultação dos munícipes, em áreas de grande importância como o Turismo, a Ação Social ou na concretização do Orçamento Participativo junto de toda a população”.

Diz ainda o Edil que "na Batalha vai-se procurar reforçar estes pontos desde já com o orçamento participativo, aberto aos cidadãos - cuja primeira sessão está agendada para novembro e, até ao final do ano, com a criação da figura do Provedor Municipal".