Batalha investe 4,5 milhões na construção e reabilitação de escolas públicas
Terça, 27 De Setembro De 2016
O Município da Batalha assinou na passada sexta-feira, na Amadora, um acordo de colaboração com o Governo no valor de 2,9 milhões de euros para levar a cabo obras de modernização na Escola Básica e Secundária da Batalha, recorrendo a fundos comunitários.
Numa cerimónia presidida pelos ministros da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, e do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, foram assinados acordos de parceria com os municípios de Alcobaça, Almada, Amadora, Batalha, Figueira da Foz, Mealhada, Odivelas, Sardoal, Torres Novas e Torres Vedras.
O acordo visa a realização de obras de requalificação na Escola Básica e Secundária da Batalha, beneficiando 1067 alunos.
Trata-se do projeto de remodelação e requalificação dos edifícios da Escola-Sede do Agrupamento de Escolas da Batalha, designadamente os que definem os programas do 2.º, 3.º ciclo e secundário, recaindo sobre o conjunto edificado composto por 11 edifícios, dos quais 8 correspondem ao programa funcional letivo escolar e os restantes 3 respeitam à área desportiva de apoio. A intervenção foi enquadrada no planeamento da educação para a Região Centro, constando no “mapeamento” da Iniciativa Territorial de Investimento (ITI) da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL), enviada e aprovada pela Comissão Europeia.
A intervenção ascende a 3,57 milhões de euros, respeitando os limites de cofinanciamento previstos no Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial. O projeto prevê a requalificação de edifícios e espaços existentes (14.657 m2), novas edificações (9.985 m2) para substituição de volumes construtivos desajustados das atuais necessidades, assim como as correspondentes demolições (2.957 m2).
Para além da necessária requalificação dos espaços utilizados pelos alunos, designadamente as salas de aula, o programa funcional responde à necessidade de unificação das escolas (antiga preparatória com a antiga secundária), de modo a otimizar os espaços, recursos físicos e meios humanos existentes.
"Esta é o segundo grande projeto de investimento em escolas que estamos a realizar, já se encontra em obra a construção do novo Centro Educativo do Reguengo do Fetal, e agora estamos a concretizar a requalificação da Escola Básica e Secundária da Batalha, realizações que vão melhorar a qualidade do ensino no Concelho", disse o edil da Batalha, Paulo Batista Santos.
Recorde-se que o projeto de construção do "Centro Escolar do Reguengo do Fetal", encontra-se já em obra, representando um investimento global de 1,05 milhões de euros.
"Queremos escolas públicas renovadas que proporcionem oportunidades para todos e sejam mais um elemento de qualificação dos nossos jovens", sublinhou o autarca.
Para o Presidente da Câmara, "estes projetos também são relevantes para a fixação das pessoas e dinamização do investimento económico", acrescentou.
No total, os projetos de modernização das duas escolas beneficiam de cerca de 3,8 milhões de euros provenientes de fundos comunitários e do Orçamento do Estado.