Batalha entre os 25 municípios mais transparentes do país

Sexta, 11 De Dezembro De 2015

Foi apresentado no dia 10 de dezembro, em Lisboa, pela Transparência e Integridade Associação Cívica (TIAC), o Índice de Transparência Municipal, instrumento que mede o grau de transparência das Câmaras Municipais, através da análise da informação disponibilizada aos cidadãos nos seus sites autárquicos.

O Município da Batalha ocupa, na listagem global dos 308 municípios, a 22º posição (28º posição na edição anterior do Índice) que analisa 76 indicadores agrupados em sete dimensões: Informação sobre a Organização, Composição Social e Funcionamento do Município, Planos e Relatórios, Impostos, Taxas, Tarifas, Preços e Regulamentos, Relação com a Sociedade, Contratação Pública, Transparência Económico-Financeira e Urbanismo.

Convidado como orador pela TIAC para a sessão de apresentação do Índice de Transparência Municipal, Paulo Batista Santos, Presidente da Câmara da Batalha, enfatizou a importância deste instrumento que, no seu entender, mede no essencial a “quantidade da informação online disponibilizada pelos Municípios”.

No entender do Autarca, o divulgação do Índice de Transparência Municipal deve ser encorajada, “no âmbito dos valores da transparência e da prestação de contas das Autarquias para com os eleitores, promovendo a aproximação dos eleitos aos eleitores”.

Registe-se que para além de Paulo Batista Santos, a Sessão de Apresentação do estudo contou com os contributos de Basílio Horta, autarca de Sintra e de José Manuel Ribeiro, Presidente da Câmara de Valongo.

O Índice de Transparência Municipal pode ser consultado através do link: http://poderlocal.transparencia.pt/ranking-global