Batalha avança com Orçamento Participativo
Segunda, 08 De Outubro De 2012
A Câmara da Batalha volta a disponibilizar, a toda a população, uma consulta tendo em vista a elaboração do orçamento e das Grandes Opções do Plano para o exercício de 2013.
A manutenção desta aposta, surge nas experiências positivas colhidas em anos anteriores, e que se assumem num novo modelo de gestão a imprimir pela Autarquia, designadamente quanto às áreas prioritárias de governação, obras e actividades a executar.
Para António Lucas, Presidente do Município da Batalha, o orçamento participativo, “assume-se como um modelo de governação que importa consolidar e manter, assumindo-se como uma nova forma de articulação entre o poder público e a sociedade civil que será, de ora em diante, cada vez mais chamada a pronunciar-se sobre as decisões dos organismos públicos”.
Para o autarca, com a implementação do Orçamento Participativo municipal “pretende-se um tipo de governação, de gestão e de planeamento do território mais objectivo, com a importante e necessária participação cívica e activa de todos os cidadãos”.
No entender da António Lucas, “a definição do Orçamento e das Grandes Opções do Plano constitui o mais importante exercício de planeamento de acção do município e, atendendo aos fortes condicionalismos orçamentais com que os municípios se deparam, o alargamento deste exercício aos munícipes é de extrema importância”.
A consulta à população do Concelho da Batalha é efectuada através de duas vias: a partir da Internet, no portal do Município (www.cm-batalha.pt) preenchendo o formulário específico ou, ao invés, no Município da Batalha, através do preenchimento presencial do formulário.