Batalha apresenta a terceira menor taxa de desemprego do País
Sexta, 23 De Agosto De 2013
Foram divulgados esta semana, no endereço do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), os últimos dados sobre o desemprego em Portugal, referentes ao mês de Julho.
Apesar de se constatar, em termos distritais, um ligeiro aumento do número de inscritos nos Centros de Emprego, a Batalha aparece mencionada como o terceiro concelho, a nível nacional, com a menor taxa de desemprego (8,1%), correspondendo este valor a 632 desempregados.
Para António Lucas, Presidente da Câmara Batalha, os dados agora revelados são evidenciadores do enorme dinamismo do tecido empresarial concelhio que soube antever, com grande mérito, o momento económico adverso que o país atravessa.
Para o Autarca, “os empresários do Concelho da Batalha têm sabido resistir, com grande astúcia e espírito empreendedor, à estagnação da economia portuguesa, tendo a aposta na internacionalização, numa boa parte dos casos, sido a aposta correcta”.
Ainda que os dados referentes ao Concelho da Batalha sejam bastante positivos, face ao panorama nacional, o Edil aponta que, independentemente deste lugar no ranking, o flagelo do desemprego merece do Município da Batalha uma atenção especial, atendendo às repercussões que apresenta, reconhecendo, também, que o trabalho activo que vem sendo desenvolvido pelo G.I.P. – Gabinete de Inserção Profissional do Município, em estreita articulação com o Centro de Emprego de Leiria, tem contribuído para a redução do número de desempregados e sua rápida colocação no mercado de trabalho.