Batalha acolhe estudantes espanhóis em intercâmbio juvenil

Terça, 24 De Fevereiro De 2015

Batalha acolhe estudantes espanhóis em intercâmbio juvenil
O Município da Batalha, com o apoio do Agrupamento de Escolas da Batalha, vai acolher de 4 a 10 de maio, 25 estudantes do ensino secundário oriundos da cidade espanhola de Trujillo – geminada com a Batalha desde 1992, num intercâmbio com alunos do Agrupamento de Escolas local.
A iniciativa, subordinada à temática “Intercâmbio Juvenil Batalha – Trujillo: Preparar o Futuro - Empreendedorismo e Emprego de Jovens na Europa”, reunirá um total de 50 elementos e pretende enfatizar junto dos alunos a relevância para as matérias relacionadas com a empregabilidade e a valorização do espaço europeu.
Neste sentido, os estudantes da Batalha e de Trujillo vão ao longo de uma semana desenvolver atividades e competências capazes de propiciar uma cultura de participação cívica, cultural e empreendedora, com o intuito de lhes facultar competências na sua vida futura, enquanto cidadãos europeus.
O programa delineado, e já aprovado pelas partes envolvidas, privilegiará  a realização de visitas a empresas, quer do Concelho da Batalha, quer da região, mas também instituições de ensino, equipamentos culturais e organismos de cooperação e de investigação.
Para Paulo Batista Santos, Presidente da Câmara Municipal da Batalha, a realização deste intercâmbio “visa contribuir para o reforço de competências (formais e não formais) dos alunos de ambas as localidades envolvidas, num exercício de valorização das competências que empresas e organismos valorizam nos mais jovens”. Pretende a Autarquia da Batalha com esta atividade, acrescenta Paulo Santos, “contribuir para que os alunos do Agrupamento de Escolas da Batalha possam desenvolver laços de proximidade com os alunos espanhóis e criar uma rede de contactos futuros, certamente de grande utilidade para a sua vida futura”.
Também o Autarca de Trujillo, Alberto Casero Avila, que no passado sábado esteve com uma equipa da Autarquia espanhola na Vila da Batalha, enfatizou a realização deste intercâmbio, explicando que a sua realização “acrescenta à geminação existente uma razão de ser acrescida, por via da utilidade que significa ao aproximar as escolas e os alunos da Batalha e de Trujillo”.
A realização do Intercâmbio Juvenil Batalha – Trujillo: Preparar o Futuro - Empreendedorismo e Emprego de Jovens na Europa resulta de uma candidatura efetuada pelo Município da Batalha ao programa europeu ERASMUS+ e envolve uma dotação orçamental de cerca de dez mil euros, compreendendo as questões logísticas associadas às refeições, alojamento, transportes, seguros e entradas pagas em equipamentos culturais.