Autarcas e Empresários Cabo-verdianos visitam a Batalha

Quarta, 21 De Outubro De 2015

Autarcas e empresários Cabo-verdianos visitam a Batalha
No decurso do Protocolo de Cooperação assinado entre a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria e a Associação de Municípios do Fogo e da Brava (Cabo-Verde), em maio do corrente ano, a Batalha recebeu no dia ontem uma comitiva de autarcas e empresários.
A visita procurou estreitar as relações de cooperação institucionais e empresariais entre Cabo-Verde e a Batalha, tendo os participantes visitado as instalações da Hortoflorícola de Santo Antão, uma das principais referências do país ao nível da produção de plantas, utilizando a técnica da hidroponia (processo agrícola que utiliza reduzidas quantidades de água).
Os participantes cabo-verdianos que compunham a missão registaram elevado interesse relativo à utilização da técnica da hidroponia, dadas as condições naturais daquele arquipélago africano e atendendo ao facto de a maioria das culturas produzidas naquele país serem de sequeiro.
Para Paulo Batista Santos, Presidente da Câmara Municipal da Batalha, a visita desta comitiva ao Concelho da Batalha e à região de Leiria “assume importância através de diversas formas de cooperação que a mesma regista, com o intuito de poderem ser equacionadas diversas ideias e potencialidades de negócio entre os empresários de ambos os países”.
A visita terminou com um jantar onde marcaram presença empresários da Batalha de áreas como a construção, o turismo, a agroindústria e a produção agrícola, onde foram desenvolvidos contactos empresariais entre as duas delegações. Em agenda ficou a possibilidade de realização em março/abril de 2016 de uma missão política e empresarial do Município da Batalha à região do Fogo e Brava, em Cabo Verde.