Assembleia Municipal da Batalha vota Moção pela segurança rodoviária do I.C.2

Quarta, 09 De Janeiro De 2013

Os deputados da Assembleia Municipal da Batalha aprovaram, unanimemente, a moção apresentada na última Assembleia Municipal pela bancada do PSD,  intitulada “Pela segurança rodoviária no I.C.2 e pela proteção do Mosteiro da Batalha”.

O documento, que vai ser remetido a diversas entidades entre as quais o Ministro da Economia e Emprego, o Secretário de Estado dos Transportes e Obras Públicas, o Presidente das Estradas de Portugal E.P. e o Presidente da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, reitera ao Governo que reavalie o sistema de pagamento de portagens na A19, estudado-se a possibilidade da introdução de um sistema de descontos, capaz de incentivar a circulação de mais viaturas nesta via, especialmente de pesados.

Para os deputados subscritores da moção, constata-se que a A19, aberta ao tráfego a 20 de Novembro de 2011 e cuja justificação para a sua construção residiu na melhoria significativa das condições ambientais junto ao Mosteiro de Santa Maria da Vitória, não cumpre presentemente essa função, dado que o sistema de portagem adoptado desincentiva largamente a utilização desta alternativa rodoviária (que regista actualmente uma média de 2020 automóveis/mês).

A moção apresentada, explicita ainda a urgência na realização de obras e a implementação de medidas de segurança a realizar no I.C.2 entre a localidade de Amieira e o cruzamento da Jardoeira, atendendo à elevada sinistralidade que o troço em causa representa, assegurando, regista o documento, a colocação de separadores centrais das faixas de rodagem e a construção de uma rotunda de segurança no cruzamento da Jardoeira.

As obras em causa, defendem os deputados subscritores da moção, reduziriam significativamente o número de acidentes e de vítimas mortais que aquele lanço regista.