Assembleia aprova Moção "Pela Preservação do Mosteiro"

Terça, 19 De Outubro De 2010

Mosteiro da BatalhaFoi aprovada por unanimidade, na última Assembleia Municipal da Batalha, a Moção "Pela Preservação e Valorização do Mosteiro da Batalha", apresentada pelo Deputado Luís Miguel Ferraz.
O documento preconiza a necessidade de se terminarem as portagens previstas para a Variante à Batalha, o que segundo o documento, vai comprometer largamente o objectivo da redução do tráfego rodoviário no actual corredor do IC2, designadamente no que toca a veículos pesados de mercadorias, geradores de maior impacto no monumento.
A Moção "Pela Preservação e Valorização do Mosteiro da Batalha", enuncia também a necessidade das candidaturas aprovadas no âmbito do QREN à Rede de Mosteiros Património Mundial da Humanidade, que envolvem os Monumentos da Batalha, Tomar e Alcobaça, considerem prioritariamente acções de valorização, salvaguarda e preservação do monumento.
No entender do Deputado subscritor da Moção, é ainda importante que o IGESPAR, IP finalize com carácter de urgência os estudos necessários de avaliação dos impactos gerados pelos gases poluentes libertados e a trepidação causada pelos milhares de veículos que diariamente transitam junto ao Monumento o que tem motivado inúmeras recomendações de especialistas que têm realçado as fragilidades do Mosteiro.
Foi ainda deliberado com a Moção, dar conhecimento do documento ao Senhor Presidente da República, Senhor Primeiro Ministro, Grupos Parlamentares, Governador Civil de Leiria, Ministros da Obras Públicas, Transportes e Comunicações e Cultura, entre outras entidades.

Top