Abastecimento de energia reposta no Concelho da Batalha

Segunda, 28 De Janeiro De 2013

Ao fim de seis dias de trabalho árduo e contínuo, num processo que contou com o envolvimento de diversas equipas, o Concelho da Batalha viu, na passada Sexta-feira, o fornecimento de electricidade a habitações e a empresas completamente concluído.

A violenta tempestade que se abateu em todo o território continental no dia 19 de Janeiro, com especial incidência no Distrito de Leiria, traduziu-se, devido à força do vento, na queda de milhares de árvores no Concelho da Batalha, especialmente na Freguesia de São Mamede. Só nesta localidade, a mais afectada de todo o Concelho, foi necessário intervir numa extensão com reposições significativas quer de apoios quer ao nível da própria linha.

A interrupção do fornecimento de electricidade causou, ao longo destes últimos sete dias, enormes repercussões financeiras e logísticas, traduzindo-se em óbvios e complexos transtornos para as empresas e para as famílias.

Para António Lucas, Presidente da Câmara Municipal da Batalha, “foi possível proceder à totalidade da regularização do fornecimento de electricidade no Concelho, devido ao esforço e ao empenho das diversas equipas mobilizadas para o local, sempre acompanhadas por pessoal da Câmara da Batalha que, trabalhando sob condições atmosférica adversas, de dia e de noite, conseguiram resolver, a quase totalidade das situações problemáticas”. O Edil, enfatiza o empenho destes profissionais que, na madrugada do dia 24, trabalharam continuamente das 9h00 às 6h30 da manhã.

No entender de António Lucas, este episódio meteorológico extremo que assolou a região no passado dia 19, “vem demonstrar cabalmente a falta de investimento que se verifica na manutenção das redes eléctricas existentes no país”.

A par desta circunstância, o Autarca defende ainda a urgência imperativa em rever a legislação no que concerne à salvaguarda de perímetros de segurança, especialmente em zonas florestais, capazes de atenuar, em larga medida, o que sucedeu com este fenómeno natural. “Mais uma vez se comprova que há muito que fazer em Portugal, em matéria de prevenção de catástrofes naturais”, enfatiza António Lucas.

Dada a gravidade e a extensão dos prejuízos verificados, alguns deles ainda em fase de levantamento, António Lucas manifesta solidariedade com os Autarcas dos concelhos vizinhos que têm estado no terreno e tentando com esforço, atenuar as dificuldades que famílias e empresas vêm sentindo.

Aos Munícipes da Batalha afectados de forma directa ou indirecta pela tempestade, António Lucas expressa, em nome da Câmara Municipal, solidariedade, agradecendo toda a compreensão e sentido cívico demonstrados, mesmo nas horas mais complicadas e, nalguns casos, com sérios prejuízos pessoais.