A malha urbana e viária do Mosteiro da Batalha editada em livro
Segunda, 13 De Janeiro De 2014
Tem lugar no próximo dia 19 de Janeiro, Domingo, às 16h00, no Museu da Comunidade Concelhia da Batalha, o lançamento da publicação editada pela Autarquia da Batalha, Como do Velho se fez Novo – O Estado Novo e a criação da nova malha urbana e viária do Mosteiro da Batalha, da autoria do historiador Cláudio Oliveira.
A obra, resultado de uma Tese de Mestrado em Recuperação do Património Arquitetónico e Paisagístico, apresentada à Universidade de Évora, reveste-se de grande importância histórica para a Batalha sendo publicada 50 anos após a concretização desse complexo processo urbanístico ocorrido no Século XX na malha urbana da Vila da Batalha e que alterou, de forma radical, a configuração do espaço, do simbolismo e do próprio Mosteiro de Santa Maria da Vitória.
Aponte-se que o jovem historiador Cláudio Oliveira, natural da Batalha, publica na obra Como do Velho se fez Novo – O Estado Novo e a criação da nova malha urbana e viária do Mosteiro da Batalha” diversas informações e imagens inéditas, alinhadas cronologicamente de1934 a 1974, contribuindo para entender com mais exatidão, todo o processo de construção da chamada Célula A, da antiga Estrada Nacional 1 (IC2) e a instalação da estátua equestre de D. Nuno Álvares Pereira.
A obra, que será apresentada pelo Técnico Superior do Mosteiro, Pedro Redol, pode ser adquirida a partir do site do Município da Batalha ou presencialmente nas instalações da Autarquia, após o respetivo lançamento.
Registe-se que esta iniciativa está inserida na programação dos 30 anos de classificação do Mosteiro da Batalha como Património Mundial da Humanidade pela UNESCO.