50 profissionais do turismo e agentes hoteleiros visitam a Batalha

Terça, 29 De Janeiro De 2013

O Museu da Comunidade Concelhia da Batalha organiza no próximo Sábado, 2 de Fevereiro, uma jornada de trabalho destinada a profissionais da área do Turismo e Agentes Hoteleiros, com o intuito de dar a conhecer a região e os equipamentos turísticos e culturais concelhios, vocacionados para esta importante área da economia.

Com um total de 50 técnicos, oriundos de norte a sul do país, esta actividade tem início às 10h00, no Museu da Comunidade Concelhia da Batalha, onde decorrerá uma visita guiada ao MCCB (eleito melhor Museu Português de 2012 pela APOM e finalista no concurso de melhor museu da Europa). Do Museu, segue-se uma apresentação in loco, da Ponte da Boutaca, monumento neogótico, de interesse público, pertenceu à antiga Estrada Real, que ligava Lisboa ao Porto. Junto a este equipamento, os guias visitarão o edifício da primeira posição portuguesa da Batalha de Aljubarrota, equipamento gerido pelo Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota.

O período da tarde reserva aos participantes desta actividade uma visita diferente ao Mosteiro da Batalha. Sob a orientação do historiador Jorge Estrela, os guias serão convidados a descobrir graffitis com mais de 500 anos, no que constitui uma abordagem diferente ao Mosteiro da Batalha, classificado pela UNESCO como Património da Humanidade.

Segue-se depois uma visita a dois templos religiosos de grande interesse histórico-cultural localizados nesta vila. Primeiro, uma apresentação da Igreja Matriz de Exaltação à Santa Cruz, monumento nacional, que ainda conserva o pórtico manuelino, da autoria do Mestre Boytac e, depois, uma visita à Igreja da Misericórdia da Batalha, imóvel de interesse público, de estilo Barroco Joanino. Ambas as igrejas serão apresentadas pelo ilustre historiador batalhense, José Travaços Santos.

 

No final da jornada, serão dados a conhecer aos participantes, alguns dos produtos típicos da região.

Top