COVID-19: Câmara da Batalha implementa Plano de Contingência

Terça, 10 De Março De 2020

Atendendo às recomendações da Direção-Geral de Saúde (DGS), a Câmara Municipal da Batalha procedeu à elaboração do Plano de Contingência, face à propagação da infeção pelo novo coronavírus (COVID-19).

O documento visa preparar a resposta para minimizar as condições de propagação do COVID-19, definindo as responsabilidades do Município e das áreas de isolamento para cada equipamento municipal, antecipando resposta às necessidades de comunicação para o interior e para o exterior do Município da Batalha.

Contempla ainda o referido Plano de Contingência as medidas adotadas pela Autarquia da Batalha face à propagação da epidemia, bem como os critérios utilizados pelo Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doença (ECDC) para a classificação de casos suspeitos de doença, áreas de isolamento, cadeia de comunicação e procedimentos a adotar em casos suspeitos.

De acordo com o Presidente da Câmara Municipal da Batalha, Paulo Santos, pretende-se que o Plano de Contingência aprovado, que enquadra as determinações da DGS e do Ministério da Saúde, “possa abranger diversos cenários numa base preventiva e sem causar alarmismos desnecessários à população”.

O Autarca apela para que nesta fase, sejam adotados “comportamentos preventivos, tendo por base o que vem sendo recomendado pelas autoridades, especificamente no que que se refere à lavagem frequente das mãos e, em ambiente social, assegurar uma distância de proteção”.

Consulte aqui o Plano de Contingência do Município da Batalha