Última reunião do mandato 2017-2021

Quinta, 07 De Outubro De 2021

Teve lugar esta quinta-feira, dia 7 de outubro, no sala de sessões do Município, a última reunião do atual mandato 2017-2021 do Executivo Municipal da Batalha.

O presidente da câmara, Paulo Santos, agradeceu a disponibilidade, espírito de missão e dedicação de todos os membros do executivo, bem assim enalteceu a colaboração dos funcionários municipais.

Na reunião foram tomadas algumas decisões de gestão corrente e foi presente a informação dos serviços sobre a situação económica e financeira da autarquia à data de 30 de setembro, que expressa uma “situação globalmente equilibrada, com a garantia do cumprimento dos limites legais impostos pelas normas e regras consideradas no regime jurídico da administração local em vigor”.

Entre outros indicadores, a Câmara Municipal apresenta o cumprimento da regra do equilíbrio orçamental com bastante folga, expressando a 30/09/2021, o valor positivo de 1.219.667,94€, cfr. os seguintes dados:

Equilíbrio Orçamental – 3º Trimestre de 2021

O endividamento bancário a médio e longo prazo mantém-se reduzido, situando-se apenas no valor global de 1.876.448,20€, valor equivalente às disponibilidades financeiras imediatas em 30 de setembro da autarquia e que se situam em1.840.187,20€ (depósitos bancários + fundos + caixa), bem assim este valor representa apenas 11% do limite máximo legal de endividamento fixado para o Município da Batalha de 16.120.835,03€. Nota igualmente relevante, para o volume de projetos aprovados com financiamento europeu assegurado e que no 3º trimestre de 2021 ascendiam a um valor superior a 9 milhões de euros.

Recorde-se que já no 1º semestre de 2021, a equipa de auditores externos referiam em relatório oficial que “a posição económica e financeira do MUNICÍPIO DA BATALHA é positiva e a autarquia dispõe das condições financeiras para cumprir com as obrigações assumidas a 30 de junho de 2021”, pode ler-se no relatório de auditoria às contas do 1º semestre. No mesmo relatório constam os seguintes:

Indicadores económico/financeiros - 1º Semestre de 2021

A Informação financeira atualizada ao 3.º trimestre de 2021 encontra-se disponível em: http://www.cm-batalha.pt/municipio/informacao-financeira